Calendário do Auxílio Emergencial 2021 para beneficiários do Bolsa Família

Já foi divulgado o calendário de pagamento do auxílio emergencial para os beneficiários que recebem habitualmente o Bolsa Família. Dessa forma, os beneficiários podem se programar para usar o benefício da forma como desejam.

O Governo informou, ainda, que os trabalhadores informais poderão consultar, a partir de 1º de abril, se receberão a nova rodada do auxílio emergencial. As consultas poderão ser feitas no site Consulta Auxílio. Bastará o beneficiário digitar nome completo, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), nome da mãe e data de nascimento. Após a inserção dos dados pelo cidadão, aparecerá uma tela com as informações de todas as etapas do processamento do benefício na Dataprev.

Anúncio

Pagamentos do auxílio emergencial

Os pagamentos do auxílio emergencial 2021 para quem recebe Bolsa Família serão feitos como no ano anterior, respeitando a numeração do NIS (Número de Identificação Social). O pagamento irá respeitar o seguinte calendário:

NIS 1ª PARCELA 2ª PARCELA 3ª PARCELA 4ª PARCELA
1 16 de abril 18 de maio 17 de junho 19 de julho
2 19 de abril 19 de maio 18 de junho 20 de julho
3 20 de abril 20 de maio 21 de junho 21 de julho
4 22 de abril 21 de maio 22 de junho 22 de julho
5 23 de abril 24 de maio 23 de junho 23 de julho
6 26 de abril 25 de maio 24 de junho 26 de julho
7 27 de abril 26 de maio 25 de junho 27 de julho
8 28 de abril 27 de maio 28 de junho 28 de julho
9 29 de abril 28 de maio 29 de junho 29 de julho
0 30 de abril 31 de maio 30 de junho 30 de julho

 

Publicidade

É importante ressaltar que não são todos os beneficiários do Bolsa Família que vão receber auxílio emergencial.

O pagamento depende diretamente do valor que fica estabelecido para cada família. O objetivo do Governo é que o beneficiário receba o valor que seja mais vantajoso.

Anúncio

Portanto, a família assistida sempre irá receber o valor que seja mais elevado, visando manter a todos resguardados nesse período de pandemia.

Ao longo do ano, serão pagas 4 parcelas de auxílio emergencial e após a conclusão dos pagamentos, o valor habitual de Bolsa Família voltará a ser pago normalmente.

Publicidade

Calendário de pagamentos para quem não recebe Bolsa Família

O calendário de pagamentos para os beneficiários do auxílio emergencial 2021 que não são beneficiários do Bolsa Família ainda não foi divulgado. Entretanto, acredita-se que será pago logo no início de abril.

O Ministério da Cidadania ainda está definindo como será o calendário de pagamentos, que deve ser anunciado dentro de alguns dias.

Anúncio

Tendo em vista que, os primeiros valores já possuem data e habitualmente após o pagamento dos beneficiários do Bolsa Família, começam os pagamentos dos demais beneficiários do auxílio emergencial.

Já se sabe que o benefício será pago a partir de abril e que será disponibilizado de acordo com a data de nascimento de cada beneficiário, de forma escalonada.

Anúncio

Além disso, também já foi dito que o pagamento será feito tal qual ano passado, quando o valor ficava disponível por alguns dias somente na conta digital Caixa e posteriormente era disponibilizado para saque e transferência.

Em qual conta o Auxílio será depositado?

Nessa nova rodada de benefício, aqueles que recebem Bolsa Família terão a quantia depositada diretamente na conta que já recebem habitualmente.

Os demais inscritos para receber auxílio, terão o valor pago diretamente na conta social digital aberta pela Caixa, tal qual ocorreu no ano anterior.

É interessante ressaltar que, já no dia 1 de abril será possível acessar o app Caixa Tem e identificar se o seu benefício será concedido.

Tendo em vista que, a nova rodada de benefícios irá contemplar um menor número de pessoas, bem como, não irá beneficiar mais de uma pessoa da mesma família.

Portanto, é útil saber se será contemplado ou se o benefício será destinado a outra pessoa de sua família que recebeu em 2020.

Auxílio emergencial 2021 não aceitará novos beneficiários

É útil destacar que, em 2021 o pagamento só será feito para beneficiários que já receberam auxílio em 2020.

Não serão aceitos novos beneficiários para se cadastrarem através do Caixa Tem. Na realidade, o app está apenas aceitando atualização cadastral daqueles que já receberam regularmente todas as parcelas em 2020.

Todo usuário que teve bloqueios ou suspensões de pagamento em 2020 não terá direito ao benefício em 2021.

Portanto, é interessante verificar no dia 1° de abril de 2021, se o auxílio será concedido a você ou outro familiar residente na mesma casa. Identificando assim, quais planos podem ser feitos para o melhor uso da quantia nesse momento tão delicado da economia nacional.

Sair da versão mobile