Auxilio Brasil: Ingresso de 450 mil famílias em setembro, veja como consultar

Auxílio Brasil beneficia atualmente mais de 20 milhões de famílias, e no mês de setembro, o Governo Federal pretende zerar novamente a fila de espera do programa.

O Ministério da Cidadania divulgou o número de famílias que serão contempladas pela nova parcela do Auxílio Brasil no mês de setembro. De acordo com a pasta, agora mais 450 mil famílias serão incluídas na folha de pagamento do benefício social, a partir deste mês.

Anúncio

As transferências contemplam o valor mínimo de R$ 600 estabelecido pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/22, aprovada pelo Congresso Nacional em 13 de julho de 2022 e serão iniciadas em 19 de setembro.

Inclusão de novas famílias

O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, é o sistema de dados usado pelo governo federal para fazer a inclusão ou exclusão de pessoas em programas de auxílio financeiro, como o Auxílio Brasil. Para aderir ao referido benefício, um dos principais requisitos é estar devidamente cadastrado no CadÚnico.

Verificação da situação no Cad Único

De acordo com as regras vigentes, para garantir o recebimento do benefício, os beneficiários deverão estar sempre atentos à sua situação no CadÚnico, pois é necessário manter o cadastro sempre atualizado.

Publicidade

Ainda conforme as regras, o beneficiário deverá fazer a atualização do cadastro a cada dois anos e sempre que houver alguma mudança na estrutura da família, como o nascimento de um novo membro. No caso dos dados do Cadastro Único estarem desatualizados, a família pode acabar perdendo o direito ao benefício, e tendo que voltar para a fila de espera para recebê-lo novamente.

Auxílio Brasil: Transferência de valores de setembro

Em setembro, o cronograma de repasses do programa de transferência de renda do Ministério da Cidadania terá início no dia 19, para beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) com final 1.

Anúncio

Os pagamentos serão realizados até o dia 30 de setembro, sempre nos dias úteis, sendo que primeiro recebem as pessoas com NIS 1, depois com NIS 2NIS 3, e assim por diante.

Como consultar os valores?

O beneficiário do Programa poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupanças digitais do banco.

Publicidade

Como receber?

De acordo com o governo, os benefícios poderão ser pagos por meio das contas:

Anúncio
  • Poupança Social Digital;
  • Corrente de Depósito à vista;
  • Especial de Depósito à vista;
  • Contábil;
  • Outras espécies que venham a ser criadas.
Sair da versão mobile