Auxílio Brasil: Veja a regra de emancipação para que o Beneficiário possa trabalhar

A nova parcela referente ao Auxílio Brasil será liberada para 18,1 milhões de brasileiros a partir de 17 de junho.

Nesta semana o Ministério divulgou novas regras referentes ao programa de renda. A alteração refere-se à Regra de Emancipação, que se trata de uma estratégia que permite que os segurados do projeto possam atuar no mercado de trabalho

Anúncio

O que é a regra de emancipação do Auxílio Brasil?

A referida regra permite que o cidadão que está sendo contemplado com o salário social possa trabalhar. De modo geral, ela permite que os segurados não percam o direito de buscar por sua independência, por meio de uma vaga formal no mercado.

Seu funcionamento na prática, no entanto, não é muito claro, pois supostamente estaria autorizada a assinatura de carteira dos beneficiários. Todavia, para ter acesso ao salário social do Auxílio Brasil não é possível ter uma renda mensal maior que R$ 210 por pessoa, o que determina a linha de pobreza.

Importante ressaltar que a vinculação ao mercado de trabalho pelo modelo CLT exige que seja pago um salário de ao menos R$ 1.212. Desse modo, os segurados do projeto quando conseguem uma oportunidade deixam de fazer parte do seu pagamento.

Publicidade

Quais as regras válidas no Auxílio Brasil?

Auxílio Brasil: Calendário mês de junho

As transferências acontecerão no período de 17 a 30 de junho, sempre nos dias úteis, sendo que primeiro recebem as pessoas com NIS 1, depois com NIS 2NIS 3, e assim por diante.

Como consultar os valores?

O beneficiário do Programa poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupanças digitais do banco.

Anúncio

 

Sair da versão mobile