INSS: Veja como bloquear ou desbloquear benefício para empréstimos consignados

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibilizou para seus beneficiários, um serviço no qual aposentados e pensionistas podem solicitar o bloqueio ou desbloqueio seus benefícios para a realização de empréstimos consignados.

Conforme informações do INSS, a solicitação pode ser feita via internet, sem a necessidade de se deslocar até uma agência, por meio do aplicativo MEU INSS, desenvolvido pela Dataprev.

Anúncio

Quem pode utilizar tal serviço?

Por meio do aplicativo é possível fazer o bloqueio ou desbloqueio para o empréstimo do titular da pensão ou da aposentadoria, ou então o representante legal do titular do benefício (apenas com o termo de representação legal).

Para quem é procurador, tal solicitação não estará disponível pelo aplicativo, portanto, não será possível realizar empréstimo consignado em benefício de procurador cadastrado.

Como solicitar o bloqueio ou desbloqueio do empréstimo consignado para beneficiários do INSS?

Veja abaixo o passo a passo para o procedimento:

Publicidade

Documentação necessária

Para todos os casos, será obrigatório o número do CPF. No caso de procurador ou representante legal, é preciso:

Em média são aproximadamente 30 dias para obter uma resposta por parte do INSS se o pedido foi aceito ou não. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo siga os passos abaixo:

Anúncio
Sair da versão mobile