Benefício de Prestação Continuada (BPC): Novas diretrizes para liberação do pagamento

BPC (fonte INSS)

A Câmara dos Deputados aprovou novas diretrizes para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), cujo trâmite transformou a Medida Provisória (MP) nº 1023, de 2020, na Lei nº 14.176, de 2021.

Situação de vulnerabilidade social

Com a aprovação, as pessoas em situação de vulnerabilidade social, que apresentarem uma renda, terão direito de até um quarto do salário mínimo, ou seja, R$ 275.

Anúncio

Valor do BPC

De acordo com as regras, o BPC basicamente consiste em um salário mínimo para a população de baixa renda.

Requisitos para concessão do benefício

Para ter direito a este recurso é preciso ter 65 anos de idade ou mais, além de comprovar algum tipo de deficiência permanente que impeça a execução de atividade profissional.

Ainda de acordo com as regras, o auxílio é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no valor de um salário mínimo, ou seja, R $1.100,00 mensalmente. Vale ressaltar que o papel da autarquia quanto aos pagamentos do BPC é apenas de intermediar, pois este não é um benefício previdenciário próprio do INSS.

Publicidade

O texto aprovado pela Câmara estabelece três requisitos básicos para liberação do benefício:

Efetivação do benefício

Para efetivar a liberação do BPC para determinado segurado é preciso que este passe pela perícia médica, procedimento responsável por verificar se o cidadão realmente faz jus ao benefício.

Anúncio

Atualmente a fila de espera da perícia médica é composta por 70.140 brasileiros por todo o país.

De acordo com os dados apresentados pelo Sistema Único de Informações de Benefícios (Sisube), deste total, 26% se referem ao BPC. Em março de 2021 haviam 39.883 pessoas em busca da perícia médica para obter o BPC, mas este número aumentou para 42.876 no mês de junho.

Publicidade

Pedido online do BPC

O INSS é responsável por auxiliar nos trâmites de concessão do BPC, por isso o benefício faz parte da lista de serviços disponíveis no portal Meu INSS. Desta forma basta acessar o site ou aplicativo para requerer o auxílio.

O primeiro para para solicitar o BPC é estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal para comprovar a condição de baixa renda. Em seguida, basta seguir este passo a passo:

Anúncio
Sair da versão mobile