Como se organizar para não estourar o limite do Cartão de Crédito

Embora seja de muita importância para a vida financeira, muitos tem dificuldade em se controlar no uso do seu cartão de crédito.

De antemão, o que é necessário para não estourar o limite do seu cartão é gastar menos e poupar mais. Bastante simples não concorda?

cartão de créditoAgora veja algumas lições que você pode aplicar tranquilamente no seu cotidiano para alcançar esse objetivo. Boa leitura!

Registros e Planejamento Financeiro

Antes de mais nada, saiba que costuma ser difícil sair do vermelho, porém é sim possível organizar sua vida financeira. Acompanhe nossas dicas e veja como.

Em primeiro lugar, você deve ter um controle bem sólido de todas as suas despesas e gastos. Ainda que sejam coisas simples, todo dinheiro que sair deve ser registrado.

Especialmente se você usar seu cartão para pagar todo tipo de compra, aluguel e até gorjetas. Mesmo que seja uma quantia pequena, registre cada centavo que for gasto, combinado?

Nesse sentido, você também precisa anotar o dinheiro que você ganhar ao longo do tempo.

Quanto ao método que usará para guardar essas informações, vai ficar ao seu critério. Caso você faça pelo computador, existem vários softwares que podem te auxiliar.

Por exemplo, o Organizze é muito bom para se organizar financeiramente. Porém, você pode fazer até com papel e caneta. Enfim, use o meio que te deixar mais confortável.

A partir dessas anotações será possível fazer seu planejamento financeiro. Resumidamente, você vai separar uma parte dos seus ganhos para gastos fixos e variáveis.

Por exemplo, contas e dívidas são fixos, pois permanecem entre suas despesas todo mês. Já compras supérfluas, são gastos que variam.

Então, você poderá fazer planos de quais gastos você irá ou não incorrer em cada mês.

Assim que começar a planejar, você poderá ter um controle muito mais de quais são os seus gastos. O que nos leva ao próximo ponto importante para sua organização financeira.

Controle seus gastos

Agora que já tem registrado quais são seus gastos, é hora de começar a fazer cortes. Pode soar ruim, porém é fundamental para manter uma vida financeira saudável.

Assim, comece pegando todos os gastos variáveis que forem mais supérfluos. Pense, com sinceridade quais são os menos necessários para sua vida.

É preciso alguma disciplina para realizar esse passo. Porém, quando você realizá-lo, verá que seu cartão não irá mais passar do limite.

Portanto, evite qualquer gasto que não for essencial para você no momento. Também, não se deixe levar por promoções, ofertas especiais ou coisas parecidas.

Sempre compre itens que forem realmente importantes, e os que não forem, somente quando sua condição for muito boa.

Também, tente comprar à vista tanto quanto for possível para você. Afinal, você não quer ficar com contas pendentes, não é verdade?

Comece a poupar

Mais uma dica fundamental é manter sempre algum dinheiro poupado. Além de não se saber o que pode acontecer no futuro, há um motivo adicional para controlar gastos.

Poupar também é um ato que requer muita disciplina financeira. Ou seja, ao aumentar sua poupança, você também está evitando gastos desnecessários.

É muito comum que a fatura de um cartão venha com valores muito acima dos que eram esperados. Em situações assim você tem uma quantia disponível para lidar com isso.

Ou então, você pode ter um problema inesperado que cobre algum dinheiro. Enfim, são muitas as situações que podem te levar às despesas extras.

Portanto esteja sempre preparado para tais eventualidades. Guarde algum dinheiro e use-o com muita cautela e esperteza, somente quando necessário.

Use melhor o seu cartão

Talvez o ponto mais importante para não estourar mais o limite de seu cartão seja entendê-lo.

A maioria das pessoas não entende muito bem como seus cartões funcionam. Talvez porque passar na maquininha e realizar pagamentos seja tão fácil que se esquecem da fatura que virá.

É importante ter sempre em mente que o cartão de crédito não é uma extensão de sua renda pessoal. Ao contrário, ele deve ser pensado como um item para situações especiais.

Praticamente um objeto a ser utilizado em emergências financeiras. Nesse sentido, é aconselhável que você não tenha dois ou mais cartões, pois pode te trazer problemas.

Por fim, saiba que você também pode negociar a anuidade e outros pontos do seu cartão. Então, se tiver algum problema com ele, entre em contato com o banco emissor. Boa sorte!

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.