Inep divulga prazo de inscrição para vagas remanescentes do FIES 2018

Fies 2018 está com prazo disponível para as Instituições informarem as vagas ociosas; referentes ao Financiamento Estudantil do primeiro semestre de 2018.

Mantenedoras

As mantenedoras de IES participantes do processo seletivo regular do Fies referente ao primeiro semestre de 2018 deverão acessar o Módulo Oferta de Vagas – FiesOferta; no âmbito do Sistema Informatizado do Fies – Sisfies; deverão obrigatoriamente informar, nos dias 22 e 24 de maio de 2018; os cursos nos quais não houve formação de turma no período inicial; inclusive aqueles para os quais não houve seleção de vagas nos termos do art. 14 da Portaria Normativa MEC no25, de 2017.

Vagas

Conforme portaria, as vagas que não forem ocupadas até as 23 horas e 59 minutos do dia 10 de junho de 2018; serão redistribuídas entre todos os cursos de todas as IES participantes; observada a proposta de oferta de vagas das respectivas mantenedoras no Termo de Participação do processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2018.

Inscrições

A inscrição de candidatos às vagas a que se refere o art. 1º da  Portaria será realizada por meio do Sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção; gerenciado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESu/MEC.

Os procedimentos e prazos para inscrição dos candidatos às vagas remanescentes serão dispostos em edital da SESu/MEC, que será publicado em breve.

Requisitos

A prioridade será selecionar os candidatos que tenham sido aprovados no programa neste ano, mas que não puderam se matricular na universidade porque não houve formação de turma.

Quem poderá ser inscrever?

-Quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010;

-Obteve média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos – sem ter zerado a redação.

É necessário que a renda familiar mensal per capita seja de até 3 salários mínimos.

Não será aceito quem já esteja estudando pelo Fies. Além disso, é vedada a participação daqueles que ainda não quitaram o financiamento de um contrato do programa.

Como surgem as vagas remanescentes?

As vagas que serão ofertadas são aquelas em que algum candidato:

-tenha cancelado a inscrição;

-não tenha complementado a inscrição no FiesSeleção dentro do prazo;

-não tenha comparecido à universidade para comprovar as informações pessoais;

-não tenha ido ao banco no prazo estabelecido;

-tenha tido informações recusadas no processo seletivo.

Outras informações na Portaria de vagas remanescentes Fies, publicada no DOU.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.