O Ministério da Educação (MEC) publicou a Resolução nº 44, que aprova o Plano Trienal do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para os próximos três anos.
Ao todo, serão ofertadas 93 mil vagas nos processos seletivos do Fies de 2021. Para tanto, a previsão de aporte financeiro do Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), proveniente do orçamento do ministério, deve atingir o montante de 500 milhões de reais.
Fies oferta de vagas 2022 e 2023
De acordo com a nova resolução, a oferta do Fies totalizará 279 mil vagas nos próximos três anos, já que para os anos de 2022 e 2023 foi estabelecido, igualmente, o quantitativo de oferta de 93 mil vagas, para cada ano, condicionado à revisão prevista em norma do programa.
Cronograma do Fies para o 1º semestre de 2021
O período de inscrições para o processo seletivo do Fies para o 1º semestre de 2021 é do dia 26 até as 23h59 de 29 de janeiro de 2021. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro. Para os pré-selecionados em chamada única, o prazo para complementar a inscrição é de 3 a 5 de fevereiro.
Lista de espera
Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. A convocação por meio da lista de espera ocorrerá de 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021.
Fies
O Fies é um programa do MEC destinado a financiar, prioritariamente, estudantes de cursos de graduação.
Quem pode concorrer?
- Para concorrer às vagas ofertadas é necessário ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010 até a mais recente realizada; obter média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
- Outra exigência é possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.