O Ministério da Educação (MEC) teve que adiar as provas do Enem 2020, após consulta pública, para o mês de Janeiro de 2021, em virtude da pandemia covid-19.
- Cronograma Prouni 2021.1
- MEC altera resolução sobre as notas mínimas do Enem para o Fies
- Prazo para adesão das Instituições ao Fies 2021.1
Com o adiamento da prova do Enem, o resultado da seleção será liberado somente no mês de março de 2021, o que acarretará mudança nas seleções do Prouni, Fies e Sisu 2021.
Fies 2021 2º semestre
O Ministério da Educação prevê a abertura dos processos seletivos do Prouni e Fies, 2ª edição 2021, logo na sequência da realização do Sisu 2021.1, ou seja, após a divulgação do resultado do Enem 2020, previsto para março.
Para o Fies poderão disputar as vagas os candidatos que tenham notas das edições mais recentes do Enem, a partir de 2010.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem por objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas que aderirem ao programa.
O programa é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.