O INEP divulgou hoje (29), que o período para solicitação isenção de taxa do Enem 2022 e para justificativa de ausência do Enem 2021 será a partir de 04 de abril.
Isenção de taxa Enem 2022 e justificativa de ausência Enem 2021
Tanto a isenção de taxa do Enem 2022 quanto a justificativa de ausência do Enem 2021 serão requeridas pela página do participante, até o dia 15 de abril de 2022.
Inscrição Enem 2022
Os interessados em participar do Enem 2022 (isentos ou não) deverão realizar sua inscrição para o Exame, em data que ainda será divulgada.
O que deve mudar para as próximas edições do Enem?
A partir de 2024, o Enem deverá a ser realizado em duas etapas, sendo que:
- No primeiro dia, os estudantes realizarão provas mais gerais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- No segundo, os inscritos farão provas, de acordo com a área vinculada ao curso superior, para o qual eles desejem ingressar.
As provas do Enem do primeiro dia, segundo a BNCC, seriam de:
- Linguagens
- Matemática
- Ciências da Natureza
- Ciências Humanas
As provas do segundo dia seriam de:
- Disciplinas específicas voltadas às áreas de Biológicas, Exatas e Humanas. Por exemplo, caso o estudante fosse seguir esta última área, os testes serão compostos por questões de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Elaboração do Novo Enem:
De acordo com o MEC a elaboração do Novo Enem seguirá o cronograma abaixo:
- Em 2021: elaboração e consolidação da versão preliminar das matrizes de avaliação das quatro áreas de conhecimento;
- Em 2022: validação pedagógica das matrizes das quatro áreas do conhecimento e elaboração da versão final; elaboração do documento básico do exame; publicação da portaria do Enem, conforme as diretrizes do Novo Ensino Médio;
- Em 2024: aplicação do Enem conforme as diretrizes do Novo Ensino Médio.
Para que servem as notas do Enem?
Veja abaixo para que servem as notas do Exame Nacional do Ensino Médio:
- Vagas no Sisu: Pela nota no Enem o estudante disputará vagas em universidades públicas e gratuitas por meio do Sisu; Sistema de Seleção Unificada. Veja como funciona o Sisu, e como o candidato usa a nota do Enem para concorrer em universidades públicas no Brasil inteiro.
- Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá também para a disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Veja aqui o que é o Prouni, Programa Universidade para Todos.
- Financiamento Fies: Para o estudante que quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. O candidato estuda primeiro, e só paga depois que terminar a graduação.
- Ingresso em mais de 50 Instituições Portuguesas, que firmaram convênio com o INEP.
- Vagas no Pronatec: A nota no Enem valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição a cada ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.
- Complemento ao vestibular: Diversas instituições utilizam as notas do Enem como complemento para o Vestibular.
- Substituição ao Vestibular: Diversas instituições utilizam as notas do Enem para ingresso em seus cursos de graduação, de forma que o estudante fique dispensado de realizar provas para ingresso.
- Seleção para vagas ociosas: Após a realização de todas as chamadas pelo Sisu, as universidades públicas utilizam as notas do Enem para ingresso nas vagas ociosas de seus cursos de graduação.
- Seleção para transferência de cursos de graduação: As instituições utilizam ainda as notas do Enem para selecionar os candidatos para transferência para seus cursos de graduação.