Enem 2022: Inscrição tem data divulgada na página do participante

Conforme divulgado na página do participante, o período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será entre os dias 10 e 21 de maio.

As referidas datas foram divulgadas para os estudantes, que solicitaram a isenção da taxa de inscrição no exame, por meio de um recado na referida página.

Inscrição Enem 2022

A aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2021 não garante a inscrição no exame.

Os interessados em participar do Enem 2022 (Digital ou impresso), isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br).

Para que servem as notas do Enem 2022?

  1. Vagas no Sisu: Pela nota no Enem o aluno disputará vagas em universidades públicas e gratuitas através do Sisu; Sistema de Seleção Unificada. Veja como funciona o Sisu, e como você usa a nota do Enem para concorrer em universidades públicas no Brasil inteiro.
  2. Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Veja aqui o que é o Prouni, Programa Universidade para Todos.
  3. Financiamento Fies: Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. O candidato estuda primeiro, e só paga depois que terminar a graduação.
  4. Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais. A nota no Enem valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.
  5. Complemento ao vestibular: Várias instituições utilizam as notas do Enem como complemento para o Vestibular.
  6. Substituição ao Vestibular: Diversas instituições utilizam as notas do Enem para ingresso em seus cursos de graduação, de forma que o estudante fique dispensado de realizar as provas para ingresso.
  7. Seleção para vagas ociosas: Após todas as chamadas pelo Sisu, as universidades públicas utilizam as notas do Enem para ingresso nas vagas ociosas de seus cursos.
  8. Seleção para transferência de cursos de graduação: As instituições têm utilizado as notas do Enem para selecionar os candidatos a transferência para seus cursos de graduação.
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.