Enem 2020: Veja como fazer a inscrição para o exame

A inscrição para o Enem 2020, Impresso ou Digital, será realizada no período de 11 a 22 de maio de 2020, no site do Enem. O candidato deverá escolher se a modalidade será Impressa ou Digital e ao final inserir sua foto no sistema do Enem.

Enem 2020: veja como fazer a inscrição

O candidato deverá acessar o site do Enem e:

  • Informar CPF e senha de acesso. Veja como recuperar a senha de acesso.
  • Indicar no cadastro se possui algum tipo de necessidade especial, pois só assim o Inep, responsável pelas provas; poderá oferecer intérpretes, salas de aula e mobiliários acessíveis para esses estudantes. Isso também deverá ser feito para concorrentes que estejam internados, mas que recebem aulas dentro do hospital.
  • Indicar ainda se necessitam de Atendimento Especializado, oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial, ou ainda Atendimento Específico.
  • A solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência e que, por esse motivo, precisam de tempo extra, terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação desse atendimento.

Inserção de foto

O participante deverá anexar, no sistema de inscrição, sua foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

Local de prova

O candidato deverá escolher o seu local de prova, já que a escolha deverá levar em conta onde o participante estará na data dos testes. Ele poderá alterar a sua localidade somente até o prazo final das inscrições. Após o período, não será mais possível fazer alteração nos dados.

Língua Estrangeira

Conforme edital, no momento da inscrição que o participante deverá escolher o idioma desejado para a prova de língua estrangeira. Ele deverá optar entre o idioma Inglês ou Espanhol. A opção poderá ser alterada somente durante o prazo referente às inscrições, após este período não será possível realizar alteração.

Confirmação de Inscrição no Enem

Para os candidatos que efetuarem o pagamento da taxa, o prazo é de aproximadamente dois dias úteis, após o pagamento; para que o sistema on-line confirme o cadastro.

Cartão de Inscrição

O cartão de inscrição será disponibilizado pelo Inep e geralmente ele divulga o documento no mês de outubro.

Formas para utilizar a nota do Enem 2020

As principais formas de utilizar a nota do Enem são por meio de:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
  • Programa Universidade Para Todos (ProUni);
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Ingresso direto nas instituições;
  • Ingresso em  universidades portuguesas, que aceitam o exame no processo seletivo de alunos.
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.