Enem 2019 terá inscrições a partir de maio

O Enem- Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado em 1998; com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao final da terceira série do Ensino Médio.

Para que servem as notas do Enem?

A cada edição, o exame passa por reformulações para atender melhor os jovens brasileiros, que sonham em ingressar nas Instituições de Ensino Superior.

As notas do Enem 2019 servirão para ingresso nas Instituições públicas de ensino em 2020 pelo Sisu. Veja as universidades e as vagas oferecidas.

Enem- Exame Nacional do Ensino Médio

Ele é a principal forma de ingresso nas universidades e institutos de educação federal brasileiros; além de garantir financiamento estudantil, Fies; bolsas parciais e integrais pelo Programa Universidade para todos, Prouni.

Ele ainda possibilita ingresso em diversas Universidades Portuguesas; que utilizam as notas da prova nacional para ingresso em seus cursos superiores.

Como fazer a inscrição para o Enem?

O candidato deverá acessar o site do Enem e seguir os passos solicitados ao longo da inscrição conforme descritos abaixo:

-Informar CPF e senha de acesso. Veja como recuperar a senha de acesso.

-Indicar no cadastro se possui algum tipo de necessidade especial, pois só assim o Inep, responsável pelas provas; poderá oferecer intérpretes, salas de aula e mobiliários acessíveis para esses estudantes. Isso também deverá ser feito para concorrentes que estejam internados, mas que recebem aulas dentro do hospital.

-Indicar ainda se necessitam de Atendimento Especializado, oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial, ou ainda Atendimento Específico.

-A solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência e que, por esse motivo, precisam de tempo extra, terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação desse atendimento.

Nome Social

Ha período para o candidato interessado em fazer a solicitação para usar o nome social, de acordo com o Edital.

Acesse o site do Enem para realizar o procedimento.

Local de prova

O candidato deverá escolher o seu local de prova, já que a escolha deverá levar em conta onde o participante estará na data dos testes. Ele poderá alterar a sua localidade somente até o prazo final das inscrições. Após o período, não será mais possível fazer alteração nos dados.

Língua Estrangeira

Conforme edital, no momento da inscrição que o participante deverá escolher o idioma desejado para a prova de língua estrangeira. Ele deverá optar entre o idioma Inglês ou Espanhol. A opção poderá ser alterada somente durante o prazo referente às inscrições, após este período não será possível realizar alteração.

Confirmação de Inscrição no Enem

Para os candidatos que efetuarem o pagamento da taxa, o prazo é de aproximadamente dois dias úteis, após o pagamento; para que o sistema on-line confirme o cadastro.

Formato das Provas do Enem

São 180 questões objetivas, divididas em dois domingos consecutivos de provas, e uma Redação a serem entregues.

No primeiro domingo, a prova tem duração de 5 horas e meia, período em que os candidatos deverão fazer a Redação e responder a um caderno com 90 questões, divididas igualmente entre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Humanas. Dentre as 45 questões de Linguagem e Códigos, 5 são destinadas a uma língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), previamente selecionada no momento de inscrição.

No último domingo, o período para realização do exame é de 4 horas e 30 minutos. Nesse dia serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, também com 90 questões cada uma.

 

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.