Veja como se inscrever no Encceja Exterior 2019

Veja como se inscrever no Encceja Exterior 2019
5 (100%) 1 vote[s]

Veja como se inscrever no Encceja Exterior 2019, pois o cronograma e as regras do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no exterior já estão disponíveis.

O Encceja Exterior é para quem busca a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio por não ter tido a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada deve ficar atento.

Quem pode participar do Encceja?

Os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade, completos na data da prova. Já para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos.

Inscrição Encceja Exterior 2019

As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas de 24 de junho até 5 de julho de 2019, pela internet, no Sistema Encceja Exterior (sistemasEncceja2.inep.gov.br/exterior/).

Para se inscrever, o interessado deve acessar o sistema do Encceja e preencher um formulário com os dados pessoais.

Provas Encceja Exterior

As provas serão aplicadas no dia 15 de setembro de 2019, em 18 cidades, de 12 países que são  Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Houston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Amsterdã); Itália (Roma); Japão (Nagoia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres), Suíça (Genebra) e Suriname (Paramaribo).

Os candidatos poderão se preparar utilizando os materiais de estudos organizados pelo MEC.

Estrutura das Provas

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Certificação ou Declaração de Proficiência

A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação. Os resultados do Encceja podem ser usados de duas formas.

O participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Já o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à Declaração Parcial de Proficiência.

Encceja Exterior PPL

O edital também apresenta as regras e o cronograma do exame para jovens e adultos submetidos a penas privativas de liberdade no exterior, o Encceja Exterior PPL (Penas Privativas de Liberdade). Nesse caso, a aplicação será apenas em unidades prisionais de Tóquio, no Japão, de 16 a 27 de setembro.

Cronograma Encceja Exterior 2019

  • 24 de junho a 5 de julho – Inscrição
  • 24 de junho a 5 de julho – Solicitação de atendimento especializado
  • 8 a 12 de julho – Solicitação de atendimento pelo nome social
  • 15 de julho – Resultado da solicitação de atendimento especializado
  • 15 a 19 de julho – Recurso de solicitação de atendimento especializado
  • 18 de julho – Resultado da solicitação de atendimento pelo nome social
  • 24 de julho – Resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado
  • 22 a 26 de julho – Recurso da solicitação de atendimento pelo nome social
  • 31 de julho – Resultado do recurso da solicitação de atendimento pelo nome social
  • Setembro – Divulgação do cartão de confirmação da inscrição
  • 15 de setembro – Aplicação

Cronograma Encceja Exterior PPL 2019

  • 24 de junho a 5 de julho – Inscrição
  • 16 a 27 de setembro – Aplicação

Mais informações no Edital Encceja Exterior 2019.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.