Encceja 2020: Novo cronograma após adiamento das provas

Encceja

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja 2019 (Foto: http://inep.gov.br)

A prova que dá certificação para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade certa, o Encceja, foi adiada para 29 de agosto, por causa da pandemia Covid-19.

Ao participar do exame, o candidato poderá ter um certificado, uma espécie de “diploma” sem passar pela escola, pois ele é uma avaliação dos conhecimentos do candidato.

Anúncio

Candidatos Encceja 2020

Ao todo, estão confirmados para a Edição do Encceja 2020 1.630.046 participantes, sendo que:

No Brasil, há pelo menos 69,5 milhões que poderiam fazer a referida prova. São pessoas que possuem mais de 25 anos, e não concluíram a educação básica, número representa 51,2% desta parcela da população, de acordo com a Pnad Educação 2019, divulgada em julho de 2020.

Como é a prova do Encceja?

O Encceja é uma prova de proficiência, ou seja, mede os conhecimentos adquiridos em cada área.

Publicidade

Dessa forma, o candidato pode, em uma edição, ter nota suficiente para obter certificado em história e, no ano seguinte, fazer as demais onde não pontuou o mínimo necessário. A opção pelas provas é realizada no momento da inscrição.

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões cada e quatro possibilidades de resposta (das letras ‘a’ até ‘d’). O exame conta com uma redação de até 30 linhas. O modelo é de texto dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Anúncio

As provas para certificado do ensino fundamental são:

No ensino médio, são provas de:

Todas as provas são aplicadas no mesmo dia, no período da manhã e à tarde (veja cronograma abaixo).

Certificação Encceja

De acordo com o Edital, para obter o certificado, o participante deverá atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5.

Publicidade

O exame é gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Novo cronograma do Encceja 2020

Após o adiamento do exame, o cronograma será:

Anúncio

Como estudar para o Encceja?

O ideal é que o candidato resolva as provas antigas do Exame.

Para se preparar para as provas, o Inep orienta que os candidatos estudem por meio dos materiais disponíveis gratuitamente e refaçam os testes de anos anteriores para saber como os conteúdos caem no exame.

Cronometre o tempo para cada pergunta

O candidato terá cerca de quatro minutos para resolver cada questão. Se houver dificuldade e demorar, a dica é passar adiante para resolver as outras perguntas. Depois, se sobrar tempo, o candidato poderá voltar ao tema que não soube responder.

Anúncio

Leia bem a questão

A dica é prestar atenção no enunciado da questão, pois o candidato o que responder e a resposta poderá estar no próprio texto.

Pratique a redação

A redação do Encceja segue o mesmo do Enem que é o texto dissertativo-argumentativo. O candidato terá mais de um texto de apoio e será preciso obedecer a algumas regras básicas, como organizar as ideias em parágrafos, defender seu ponto de vista com argumentos e concluir seu pensamento, como limite máximo de 30 linhas.

Sair da versão mobile