Acesse o cronograma do Encceja 2019

O INEP divulgou hoje, dia 8 de maio, o edital e cronograma do Encceja 2019, que certifica jovens que não concluíram seus estudos na idade regular; habilitando-os para ingresso nas instituições de ensino superior; seja pelo Sisu ou pelos processos seletivos próprios.

Inscrições Encceja 2019

As inscrições serão realizadas no site do Inep (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante), no período de 20 a 31 de maio de 2019.

Cronograma do Encceja 2019:

  • 20 a 31/5 – Inscrições
  • 20 a 31/5 – Solicitação de Atendimento Especializado
  • 3 a 7/6 – Solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 7/6 – Resultado da solicitação de Atendimento Especializado
  • 10 a 14/6 – Recurso de solicitação de Atendimento Especializado
  • 14/6 – Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 21/6 – Resultado do recurso de solicitação de Atendimento Especializado
  • 17 a 21/6 – Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 26/6 – Resultado do recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 25/8 – Aplicação do exame

Provas

As provas são destinadas aos estudantes dos ensinos fundamental e médio que desejam concluir os estudos com seus desempenhos no exame.

As datas das provas do Encceja Nacional 2019 serão realizadas no dia 25 de agosto de 2019. Os candidatos poderão se preparar utilizando os materiais de estudos organizados pelo MEC.

O período da manhã conta com as questões objetivas (disciplinas e áreas divididas conforme o grau de ensino – fundamental e médio), enquanto o turno da tarde traz a redação para todos os participantes.

Resultado Encceja 2019

O Inep ainda não divulgou a previsão de resultado para ensinos fundamental e médio; assim como não divulgou o cronograma para Privados de Liberdade e Brasileiros no Exterior.

Declaração de Proficiência

Os candidatos que não conseguirem a pontuação mínima em todas as provas, poderão pedir a declaração de proficiência para que as matérias com nota suficiente possam ser aproveitadas no próximo Encceja.

Quem poderá pedir a Certificação?

Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja; e que atingir, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias no ensino médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Mais detalhes no Edital Encceja 2019.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.