Novo SAEB será anual e contemplará o Enem Seriado a partir de 2021

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) completa 30 anos com o lançamento de uma nova versão, que terá prova será anual e aplicada para todos os anos e séries a partir do 2º do ensino fundamental, de acordo com o INEP.

O objetivo será trazer resultados com mais agilidade, informações mais precisas e por escola, para conseguir realizar intervenções pedagógicas com tempo mais curto; além de ter mais uma possibilidade de acesso ao ensino superior, que será o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado.

Trata-se de uma significativa ampliação do Saeb, cujo escopo atual limita-se a estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. É uma medida pensada para aumentar o campo de atuação na redução das desigualdades; além de cumprir a principal diretriz da atual gestão do MEC, que é o foco na educação básica.

Formato das Provas do SAEB

De acordo com o INEP, as provas serão em papel até o 4º ano do ensino fundamental e eletrônicas do 5º em diante.

Ainda conforme o INEP, no futuro, as provas digitais serão adaptativas, ou seja, a cada item que o aluno fizer, o equipamento sorteará a próxima questão, baseada na resposta dada no item anterior. Cada avaliação, portanto, será única para cada estudante. O exame realizado pelo computador permitirá ter estimativas mais precisas da proficiência dos alunos, assim como redução no tempo da coleta de dados e da divulgação dos resultados.

Enem seriado

O novo Saeb traz o chamado Enem seriado, cujas provas dos alunos do ensino médio formarão uma nota, a partir da pontuação adquirida, em cada uma das três séries, que poderá ser utilizada para acesso ao ensino superior.

Os estudantes que fizerem a prova da 1ª série em 2021 já estarão concorrendo a vagas nas universidades para quando concluírem o ensino médio, em 2023.

O Enem tradicional não deixará de existir e será aplicado nas versões impressa e digital. O Enem seriado será apenas mais uma porta de entrada ao ensino superior.

Programa de residência em avaliação educacional

Conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o novo Saeb será feito em colaboração com os estados e municípios. Dessa forma, por meio de acordos a serem firmados com estados e municípios, professores das respectivas redes de ensino trabalharão no Inep, por período temporário, em que irão atuar na construção do novo Saeb.

Fonte http://portal.mec.gov.br/

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.