PRONAMPE: Veja como solicitar empréstimos com juros reduzidos

Está disponível para micro e pequenas empresas, junto ao banco de sua preferência, a linha de crédito referente ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Pronampe

Anúncio

É um programa que disponibiliza empréstimos para pequenas empresas com juros mais baixos e prazo maior para começar a pagar. Ele foi criado com objetivo de ajudar empresários a enfrentar a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus.

O programa é uma oportunidade de oferecer crédito para pequenos empreendedores que não tenham histórico ou nenhuma garantia a oferecer para instituições financeiras.

Como solicitar o empréstimo?

De acordo com as regras, o compartilhamento é feito de forma digital, por meio do portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, ao clicar em “Autorizar o compartilhamento de dados”.

Publicidade

Para obter o empréstimo, os empresários deverão compartilhar com a instituição financeira, de sua preferência, os dados de faturamento de suas empresas. Assim que realizado o compartilhamento das informações, o empresário poderá iniciar a negociação do empréstimo junto ao banco.

No momento do compartilhamento de dados, se o banco não estiver listado na relação de possíveis destinatários, o empresário deverá contactar com a agência bancária e verificar a previsão de adesão ao sistema.

Anúncio

Quem poderá solicitar o empréstimo?

Veja abaixo quem poderá ter acesso ao empréstimo:

Veja as regras

Prazo para pagamento

De acordo com as regras, o prazo para começar a pagar o empréstimo aumentou para 11 meses. Nas rodadas de 2020, o programa ofereceu prazo de carência de oito meses.

Publicidade

Como usar os valores?

O dinheiro poderá ser usado para investimentos, como adquirir equipamentos ou realizar reformas, e para despesas operacionais, como salário dos funcionários, pagamento de contas e compra de mercadorias. Será proibido o uso dos recursos para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios do negócio.

Flexibilização das regras

Conforme divulgado pelo Governo Federal, umas das novidades do Pronampe para 2022 é a flexibilização das regras para receber o crédito, pois a partir de agora os agentes financeiros participantes não precisarão apresentar:

Anúncio
Sair da versão mobile