PIS Online: Como consultar com o número do CPF?

PIS/PASEP 2024

PIS PASEP (Imagem:Divulgação)

O Abono Salarial PIS/Pasep e o Seguro Desemprego são 2 (dois) benefícios sociais que são financiados pelo Programa de Integração Social, o popular PIS.

Em muitas ocasiões, sendo chamado de PIS/PASEP ou de NIS/PIS, é com ele que os trabalhadores brasileiros recebem os seus respectivos direitos. Nesse sentido, fique sabendo que é possível consultar o PIS pelo CPF de forma totalmente online. Saiba como logo a seguir.

Anúncio

Tanto o PIS (Programa de Integração Social) quanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são contribuições de empresas e de órgãos públicos que são ligados ao fundo PIS/PASEP. Portanto, toda essa verba vai para o Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT.

Existem 2 (duas) formas de receber o dinheiro desse fundo. São elas:

Considerando que entre os anos de 1971 e 1988, os pagamentos eram feitos por meio de cotas individuais para o trabalhador, muitas pessoas que trabalharam nessa época tem dinheiro disponível para receber.

Publicidade

Nesse período, os pagamentos eram feitos de acordo com a idade. Porém, recentemente, o Governo Federal liberou o saque das cotas para todas as idades.

Além disso, os trabalhadores autônomos também podem ter acesso ao dinheiro do PIS/Pasep. Para isso, é só começar a contribuir com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ou seja, contribuir com a Previdência Social.

Anúncio

Nesse sentido, se você tem a intenção de verificar se tem dinheiro a receber em algum desses casos, ou de fazer um extrato do número do PIS, é só continuar lendo esse conteúdo para ver como consultar o PIS pelo CPF online.

Quem pode receber o PIS?

O pagamento do PIS é realizado somente por um banco, a Caixa Econômica Federal (CEF). Na iniciativa privada, o empregado, para além de ter acesso aos benefícios que são garantidos pela lei, contribui para o desenvolvimento do setor ao qual trabalha.

Publicidade

Esse é um pagamento que é realizado todos os anos. Os empregados que são registrados, ou seja, aqueles que tem carteira assinada, e que recebem, em média, o valor mensal de até 2 (dois) salários mínimos, e que tenham exercido uma atividade remunerada por, pelo menos, 30 (trinta) dias no ano do pagamento, podem estar elegíveis para receber o auxílio em questão.

É preciso ter o número do PIS há um tempo de, pelo menos, 5 (cinco) anos. Além disso, as informações também precisam estar atualizadas pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Anúncio

As pessoas que possuem conta poupança ou conta corrente individual na Caixa Econômica Federal, e que tem saldo em conta, podem receber o crédito diretamente na conta, de acordo com o calendário que é definido pela própria Caixa.

Abono Salarial e PIS são a mesma coisa?

Não. O PIS e o abono salarial não são a mesma coisa. Enquanto o PIS representa os valores das cotas que são destinadas para os trabalhadores com carteira assinada no período de 1971 a 04 de outubro de 1988, o abono salarial – que é de até 1 (um) salário mínimo, sendo proporcional aos meses de trabalho no ano base – é destinado para os trabalhadores que:

Anúncio

Consultar PIS pelo CPF online 

Consultar PIS pelo CPF online é muito simples, fácil e rápido. Esse é um processo que é indicado para quem não sabe o número do PIS, ou para quem perdeu a carteira de trabalho e quer consultar o seu número do PIS online.

Com o seu CPF em mãos, siga o passo a passo que está apresentado logo a seguir.

1. Acessar o site “Meu INSS”

2. Clicar em “Entrar”

3. Caso você não tenha um cadastro, a plataforma vai pedir para você fazer um. Então, é só preencher os campos, com o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física), a sua data de nascimento, o seu nome, o seu endereço de e-mail, número de celular, nome da mãe e estado de residência

4. Depois de fazer o seu cadastro, é só digitar o número do seu CPF e a sua senha

5. Fazer o login 

6. Alterar a senha, se assim achar melhor

7. Pronto! Está tudo pronto para consultar o PIS online

Como tirar o extrato do PIS online

Para acessar o extrato do PIS online, é preciso saber o número exato do seu PIS.

Se você não sabe essa informação, é só seguir os passos que foram indicados no tópico logo acima, ou identificar o número que consta na sua carteira de trabalho.

Consultar PIS pelo CPF online pode ser feito de duas formas. Os dois caminhos são feitos pela Caixa Econômica Federal. Porém, uma forma é realizada pelo site e na outra, é preciso ter o aplicativo instalado no seu aparelho celular.

Consultar PIS no site da Caixa Econômica Federal

1. Acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal na Internet, ir até “Benefícios e Programas”, seguir para “Benefícios do Trabalhador” e selecionar a opção do “PIS”

2. Logo em seguida, é preciso clicar em “Consultar pagamento”

3. Preencher com os dados que lhe forem solicitados em tela. Como por exemplo, o seu número do PIS e a sua senha. Se estiver acessando pela primeira vez, é só efetuar o cadastro

4. Logo após o acesso, vai aparecer um painel de consulta do extrato, contendo informações de valores e os pagamentos efetuados ou a receber, caso você tenha direito a eles

Consultar PIS no aplicativo da Caixa

1. Baixar o aplicativo “Caixa Trabalhador” no seu aparelho celular

2. Digitar o número do seu PIS e, logo depois, clicar em “Acessar” 

3. Não é necessário realizar nenhum tipo de cadastro prévio para consultar os benefícios no aplicativo da Caixa

4. A tela inicial já vai mostrar se existe alguma cota do PIS disponível

5. Para acessar os valores, você precisa fazer um registro ou recuperar a senha

6. Acompanhe as datas de saque, se houver disponibilidade para você

Para manter uma vida financeira saudável e em dia, é muito importante monitorar o seu CPF e também acompanhar como está o seu Score de Crédito. Essa é um atitude simples que nos permite conhecer como está a nossa situação de crédito no mercado, evitando as surpresas no momento de uma compra.

Sair da versão mobile