Saiba quem pode solicitar auxílio acidente no INSS, como solicitar e como acompanhar a situação do seu benefício

Deseja saber quem pode solicitar o auxílio acidente no INSS, como fazer para realizar essa solicitação e como acompanhar a situação do seu pedido de benefício sem precisar ir no INSS? Então não perca seu tempo e confira este artigo, aqui explicaremos de forma prática e sucinta o que você deve fazer para poder garantir os seus direitos, confira.

Auxílio Acidente INSS

O auxílio acidente é um dos benefícios concedidos pelo INSS aos contribuintes da previdência social que sofreram acidentes e estão incapacitadas de dar prosseguimento a suas funções no trabalho. Neste tipo de benefício, o pagamento é realizado mensalmente ao solicitante até que o mesmo tenha a total recuperação ou venha a óbito.

Saiba quem pode solicitar auxílio acidente no INSS, como solicitar e como acompanhar a situação do seu benefício

Quais os requisitos para solicitar o auxílio acidente no INSS?

Para poder realizar a solicitação do auxílio acidente é necessário:

– Ser contribuinte dentro do período de carência, que é o tempo mínimo de contribuição realizada para previdência social;

– Estar incapaz ou ter sua capacidade de exercer as funções trabalhistas diminuída de forma parcial ou definitiva;

– Ter os laudos que identificam a lesão ou doença decorrente do acidente;

– Para acidentes de trabalho, deve ter o documento do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), ou verificação das condições e atividades exercidas que causaram tal problema.

Por quanto tempo o auxílio acidente é recebido?

Se após a solicitação do auxílio acidente, o contribuinte tiver uma resposta positiva em relação ao recebimento do mesmo, a duração do benefício é concedida durante todo o periodo em que o mesmo estiver incapaz. Sendo assim, podemos dizer que a renda mensal paga a título de auxílio doença é por tempo indeterminado, pois o seu tempo de percepção depende das revisões médicas e da recuperação do indivíduo.

Como solicitar o auxílio acidente no INSS?

Para realizar a solicitação do auxílio acidente no INSS é necessário realizar o agendamento da perícia médica, esse agendamento pode ser feito através do site do INSS, do portal Meu INSS ou pelo número de telefone 135.

Lembre-se, é preciso anotar as informações sobre o local, data e horário agendado com atenção, pois isso pode evitar possíveis problemas como a demora para reagendamento e até mesmo a diminuição das chances para concessão do benefício.

Após a realização do agendamento, é necessário reunir todos os documentos que comprovem o estado de saúde e incapacidade do requerente, pois estes deveram ser apresentados na pericia médica.

Um dos documentos a ser entregue na data da perícia é um formulário preenchido, carimbado e assinado pelo empregador, em que informe a última data de trabalho do funcionário. Este documento pode ser obtido através de solicitação na empresa e apresentação do laudo médico de afastamento que ateste a incapacidade.

Os documentos necessários para a solicitação do benefício são:

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • CTPS;
  • Laudos médicos e receitas prescritas;
  • Comprovante de residência atualizado e do agendamento da sua perícia (impresso pelo site);
  • CAT e o formulário preenchido pela empresa atestando o último dia de trabalho.

Como acompanhar a solicitação do auxílio doença INSS?

Para acompanhar a solicitação do benefício auxílio doença INSS, o contribuinte deve acessar o site do INSS e fazer o login informando os dados solicitados (Data de Nascimento, Nome completo e CPF), logo após será redirecionado e poderá obter as informações. A verificação do status do benefício do INSS também pode ser feito por telefone, saiba mais neste link.

Caso o benefício não seja concedido, o solicitante pode recorrer em até 30 dias decorridos.

Gostou do nosso artigo? Ainda tem dúvidas? Aproveite o espaço abaixo e deixe seu comentário, ficaremos felizes em te ajudar.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.