Como melhorar o rendimento do estudo a distância

O aprendizado solitário, principalmente em casa, pode ser um grande desafio. Por isso, procurar por maneiras de como melhorar o estudo a distância é sempre válido.

E sequer às vezes o problema é a responsabilidade ou a concentração. Existem muitos outros fatores que podem interferir no seu desempenho, dificultando o processo de aprendizagem.

Está com dificuldades para aprender e quer descobrir como melhorar o rendimento do estudo a distância? Então continue acompanhando e boa leitura!

Como melhorar o rendimento do estudo a distância?

Estudar em outro local que não seja uma sala de aula pode ser libertador, mas, ao mesmo tempo, é muito desafiador.

Existe uma série de fatores que irá atrapalhar na produtividade e absorção do conhecimento enquanto dedicamos algum tempo do nosso dia aos estudos. Sejam problemas internos ou externos, a chance deles ocorrerem sempre irá existir.

Logo, é preciso minimizar tais chances. Seja para uma faculdade ou pós-graduação EAD, você precisa entender o que realmente te fará aprender ao longo de um ensino a distância.

Como aprender em EAD

O curso EAD irá exigir que você dedique horas a ele para que possa absorver o que o material disponível tem a passar e você possa progredir nele sentindo que está aprendendo algo.

Como você está por conta própria e é, basicamente, um autodidata, é preciso sempre procurar por materiais de qualidade que realmente irão agregar ao seu ensino. Usar o fórum para conseguir algumas referências bibliográficas ou ainda cópias de TCC’s antigos é uma ótima maneira de conseguir um material enriquecedor.

Além disso, técnicas de estudo serão essenciais em todo o processo de aprendizagem, ajudando a melhorar a fixação do conhecimento.

Se o seu tempo para estudar é curto, o processo citado acima é ainda mais importante. Você precisa ter em suas mãos aquilo que irá agregar conhecimento, sem muita enrolação, para que o tempo seja aproveitado da melhor maneira possível.

Além disso, claro, será preciso ter muita disciplina. As distrações fora do ambiente escolar vêm com grande frequência e podem atrapalhar, e muito, seus estudos.

Como ter disciplina no EAD

Responsabilidade e disciplina se mostram ainda mais necessárias enquanto cursa um EAD. Ambas são necessárias para que você não sinta que o seu dinheiro está sendo jogado fora.

Ainda sim, é algo difícil de conquistar, principalmente se você tem alguns problemas com concentração.

Por isso, utilizar de métodos como a técnica Pomodoro pode ser uma ótima alternativa para lhe auxiliar a manter a concentração e garantindo que está realmente aprendendo.

Uma boa prática também é fazer um cronograma. Manter uma rotina o fará se acostumar com o compromisso da hora, deixando de ser uma obrigação e passando a ser uma atividade normal do seu dia-a-dia.

Como criar um cronograma de estudos EAD

A criação do cronograma é algo simples. Pense nisso como a escala das matérias na escola ou a distribuição das cadeiras da faculdade.

Porém, se você sente que em uma matéria possui mais facilidade, é interessante estudá-la um pouco menos na semana do que as outras, para garantir o aprendizado integral de tudo.

Além disso, como é nessa parte onde os dias e a quantidade de horas dedicadas será definido, reflita sobre a sua rotina e, se avaliar que é necessário, deixe programado também algumas horas do fim de semana para estudar.

Como estudar a distância trata-se também da criação de um bom hábito, isso facilitará todo o processo ao longo de sua formação.

O EAD realmente vale a pena?

Como nem todos conseguem aprender tão bem sozinhos, muitos acabam se perguntando se o EAD realmente vale a pena.

Além de este ser uma alternativa acessível, o seu aprendizado e eficácia é garantido, sendo um dos meios mais populares de estudo na atualidade.

A prova disso é o número divulgado pelo MEC em 2018. De acordo com o Censo da Educação Superior daquele ano, a modalidade presencial e ensino a distância possuíam quase os mesmos números de matrículas, apresentando uma diferença de apenas 243 mil estudantes.

Porém, a previsão era que em 2019 o EAD já superasse o modelo tradicional, vendo a situação econômica do país. Fator este que apenas se consolidou com a chegada da pandemia.

Assim, você conseguirá melhorar seus estudos.

Aplicando aquilo que você aprendeu aqui no artigo, você será capaz de aumentar o seu rendimento no seu curso a distância. O EAD vale sim a pena e é um ótimo método de formação!

Você conhece alguma dica para melhorar os estudos? Então compartilhe conosco nos comentários!

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:
  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.