Como conseguir um financiamento estudantil

Todos os anos são abertos programas financiamento estudantil, por isso vamos explicar aqui como conseguir um financiamento estudantil.

Tudo começa com o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa do Departamento de Educação (MEC). Tem como objetivo financiar cursos de ensino superior.

Depende também do curso escolhido, por exemplo, em 2018 um curso bastante procurado para programa de financiamento foi o Curso de Pedagogia Online, onde o aluno faz todo curso pela internet, tendo que fazer provas e entregar trabalhos presencialmente.

Mas existem outros programas de financiamento, claro que o FIES é o principal, por ser governo. E algumas regras devem ser seguidas, veja aqui como escolher o melhor para você.

Programa de Financiamento do FIES

O FIES é um programa do governo federal que financia parte ou todo o custo do estudo em cursos de graduação em universidades particulares. Para fazer o cadastro é preciso ficar atento a determinadas datas a cada ano. E todo procedimento é realizado on-line no Sisfies, o sistema online FIES.

Primeiro de tudo, você precisa descobrir se é possível financiar o curso em que você está interessado como parte deste programa. Nem todas as instituições de ensino superior são membros do FIES, e mesmo aqueles que participam do programa, alguns cursos não são cobertos. Os cursos na área da saúde, área da engenharia e cursos de licenciaturas possuem a maioria dos cursos registrados no FIES.

A grande vantagem do FIES são seus preços baixos e prazos de terminar o pagamento serem longos. O percentual é de 6,5% ao ano, significativamente menor do que outros financiamentos. Durante o curso, o aluno precisa fazer apenas pagamentos baixos; R$ 150,00 no máximo num período de 3 meses em 3 meses..

O pagamento da dívida começa apenas dezoito meses após a conclusão do curso. O período de depreciação é 3 vezes a duração normal do curso mais 12 meses.

Para concluir um contrato de financiamento desse tipo, você precisa se submeter a uma seleção com base na avaliação obtida no ENEM. Ou seja, o aluno teve que passar no último teste do ENEM, obtendo pelo menos 450 pontos em média por teste e nota diferente de 0 na prova de redação. Alunos com melhores notas têm mais chances de receber benefícios.

Outros requisitos: renda per capita na família de até 3 salários mínimos e um passivo de pelo menos 20% dessa renda para pagamentos mensais. Em alguns casos, uma garantia ainda é necessária.

Financiamento Bancário para Estudantes

Para solicitar um empréstimo de estudante particular em um banco, você deve ser o proprietário de uma conta nesse banco. Condições gerais, como taxas de juros e condições de pagamento da dívida, dependem da instituição financeira.

Os juros desse tipo de financiamento geralmente são mais baixos do que em outros empréstimos, mas ainda muito mais altos do que os juros do FIES. Um dos benefícios: para obter financiamento privado para estudantes, você não precisa atender aos critérios do FIES, como participação no ENEM e comprovante de renda familiar.

Financiamento para Estudantes através de empresas de crédito

As empresas de crédito são especializadas em vários tipos de financiamento, incluindo o financiamento de estudantes. Como regra, você pode contratar diretamente pela Internet e não precisa ter uma conta bancária ou participar do ENEM.

O mais famoso é o crédito da Universidade Lawler. Com esse tipo de financiamento, você paga em prestações mensais, mas cada taxa consiste em metade da taxa e em taxas adicionais. Assim, você paga o curso inteiro 2,2 vezes a duração do curso. No site, você pode fazer uma simulação para descobrir quanto pagará por mês.

Uma das vantagens é a possibilidade de usar um empréstimo para pagar até 2 parcelas vencidas.

Financiamento das Próprias Universidades

Quando a Fies mudou algumas regras para o financiamento, várias universidades particulares criaram seus próprios financiamento a seus alunos. Por isso é preciso consultar cada universidade para saber se ela oferece algum tipo de financiamento e saber suas condições.

A vantagem desse tipo de financiamento é que ele é feito diretamente com uma instituição de ensino com um pequeno número de procedimentos burocráticos. Em alguns casos, com tarifas e termos semelhantes aos do FIES.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.