10 erros que podem fazer seu currículo ser descartado

Quando uma empresa tem uma vaga de emprego disponível, existem centenas de candidatos que enviam seus currículos para serem avaliados pelos recrutadores, no entanto, muitos desses possuem erros que podem eliminá-los da concorrência, sem nem ao menos ter passado pela entrevista. Conheça os 10 erros que podem fazer seu currículo ser descartado e evite-os.

Quais os erros podem descartar o seu currículo em um recrutamento?

  1. Currículo genérico que se encaixa em qualquer vaga

O erro mais comum que os candidatos cometem é pensar que sua Experiência Profissional é genérica e utilizável em qualquer empresa; portanto, eles aplicam a mesma em todas os currículos distribuídos para empresas e a todas as posições semelhantes a função.

Se você tentar fazer um Currículo Genérico para ser considerado em qualquer oferta de emprego, não passará nem pela primeira fase de avaliação.

10 erros que podem fazer seu currículo ser descartado

  1. Elaborar um currículo que não o diferencie da sua competição

Esse é o segundo erro que os candidatos cometem: eles criam um currículo idêntico a todos os profissionais, carregado com frases comuns que todos os profissionais usam, sem definir nenhuma vantagem competitiva que possa diferenciá-los.

  1. Carregar informações em excesso e anexar documentos

Principalmente, os candidatos que têm muitos anos de experiência, apresentam currículos muito extensos, preenchem mais de 2 páginas com toda a sua trajetória e até anexam seus documentos para tentar impressionar.

O problema é que esses currículos são muito difíceis de ler em 10 segundos e seus leitores raramente o lê com atenção. Como o currículo não possui informações específicas e é muito difícil encontrar as informações relevantes, ele é descartado.

  1. Cópia de frases e palavras que todos os candidatos usam

É comum encontrar currículos com frases parecidas, principalmente, nos impressos na carta de apresentação.

Currículos elaborados em lan house ou copiados da internet possuem esse tipo de cópia. Evite retirar frases muito conhecidas e que são utilizadas em currículos prontos.

  1. Descrever uma lista de atividades

Quando você faz listas de atividades, não está dizendo aos recrutadores que podem ser considerados para cargos de maior responsabilidade; pelo contrário, está dando a eles uma ideia muito básica do que pode ser alcançado.

Em alguns casos, as vagas disponíveis não pagam a faixa salarial de acordo com as habilidades que possui, e a posição será menor do que a imaginava.

  1. Não detalhar as informações em seu currículo

Muitas pessoas fazem um Currículo de uma única folha e descrevem de maneira muito básica as empresas nas quais trabalharam, esquecendo de descrever suas realizações ou vantagens competitivas.

  1. Design ou formato que não são adequados

Existem até sites onde você pode comprar modelos de currículo. No entanto, o problema é que esses designs são muito comuns e milhares de pessoas o estão usando. Isso dá a impressão aos recrutadores de que o que eles estão lendo já havia lido antes, portanto, do você deve cuidar para que seu currículo seja diferente e não pareça com os outros candidatos.

  1. Não incluir um título no currículo

Nas áreas de Recursos Humanos, eles recebem milhares de currículos mensalmente para várias vagas que possuem continuamente. Portanto, NÃO coloque seu nome no título do currículo e muito menos na frase Curriculum Vitae, coloque a sua experiência.

Este título é uma excelente oportunidade para, em menos de três segundos, os recrutadores entenderem qual é a sua experiência e como você se diferencia dos outros candidatos.

  1. Não usar palavras semelhantes às da publicação da vaga

É muito importante que você faça uma investigação completa de cada uma das vagas às quais deseja se inscrever. Revise em detalhes a descrição da vaga, o site da empresa e todas as informações que você puder obter.

Para que você possa identificar quais são as palavras que eles usam para definir a vaga.

  1. Carta de Apresentação Inadequada

Envie uma Carta de Apresentação Profissional na qual explique brevemente sua experiência profissional e como ela combina sua experiência e realizações profissionais com os requisitos da vaga que estão publicando.

É essencial que você faça uma carta curta, que permita ver sua experiência e quais são suas vantagens competitivas em relação aos outros candidatos.

E ai caro leitor, gostou do artigo? Caso queira mais dicas para ingressar no mercado profissional, o site Oportunidades Profissionais pode te ajudar!

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.