CadÚnico: Confira como fazer a consulta via portal da Dataprev

São mais de 41 milhões de famílias cadastradas no CadÚnico

CadÚnico

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em fevereiro de 2024 mais de 41 milhões de famílias estavam cadastradas no Cadúnico, sendo 21 milhões em situação de pobreza e recebendo o Bolsa Família.

Aqueles interessados em verificar sua situação, podem fazer a consulta facilmente. O Ministério da Cidadania lançou, em parceria com a Dataprev, um portal de consulta, que reuniu todas as informações relacionadas aos dados do Cadúnico.

Anúncio

O Cadastro Único, criado em 2001, é uma das principais ferramentas que permitem o acesso dos brasileiros a programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Dessa forma, manter o cadastro atualizado e as informações corretas é indispensável para que a família não tenha problemas tais como bloqueio e cancelamento de seus benefícios.

Como fazer a consulta do Cadastro Único na Dataprev

O novo portal do Cadastro Único – https://cadunico.dataprev.gov.br/portal/ – lançado pela Dataprev está integrado ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Ele disponibiliza dados de mais de 20 bases federais de dados e mais de 35 bilhões de registros administrativos, como nascimento, óbito, informações atualizadas de renda, vínculos de emprego formal e benefícios do INSS.

A Dataprev foi responsável ainda pelo desenvolvimento do novo aplicativo do CadÚnico, que possui mais de 10 milhões de downloads.

Publicidade

Serviços do portal do Cadastro Único da Dataprev

Confira os serviços disponíveis no Dataprev e que estão disponíveis para consulta pelo aplicativo de forma simples e fácil:

Atualização cadastral no CadÚnico

O Governo Federal realiza, periodicamente, o processo de Qualificação Cadastral, que tem por objetivo investigar cadastros irregulares realizados no CadÚnico.

Anúncio

A ação será dividida em três procedimentos que são averiguação cadastral de renda, averiguação cadastral unipessoal e revisão cadastral. Veja abaixo como foi o processo de atualização cadastral em 2023:

Conforme informações do governo federal, as pessoas que se cadastraram como família unipessoal, mas na verdade moram com mais integrantes, e recebem o benefício duplicado tiveram o pagamento bloqueado; e muitas delas perderam o benefício.

Publicidade
Sair da versão mobile