Bolsa Família: Confira prazos para evitar o bloqueio do benefício social

O Governo Federal iniciou os bloqueios de pagamentos referentes ao Bolsa Família em abril, o que levou mais de 1 milhão de famílias a não receberem seus valores.

Recentemente, o governo federal atualizou o calendário de bloqueios dos cadastros unipessoais em 2023. Segundo informações do governo, aproximadamente 05 milhões de pessoas terão seus cadastros revisados até o fim do ano de 2023.

Anúncio

Bloqueio de famílias unipessoais

De acordo com a instrução normativa, que determina a qualificação cadastral, as famílias convocadas para atualizar os dados do Cadastro Único terão o benefício bloqueado, por pelo menos três meses antes do cancelamento, caso não seja identificada a regularização do cadastro.

Se o MDS identificar, ao longo do processo que o cadastro unipessoal foi realizado de forma incorreta, ou seja se a pessoa reside com outros familiares, o benefício será cancelado.

O que deve ser feito para evitar o cancelamento do Bolsa Família?

A família ao ser convocada para a averiguação cadastral terá prazo para realizar a atualização do cadastro do CadÚnico. Ela deverá agendar atendimento no CRAS ou setor responsável, em seu município, e comparecer dentro do período informado para que o benefício seja desbloqueado, desde que for comprovado que a família se enquadra na categoria unipessoal.

Publicidade

Como reverter o Bolsa Família bloqueado?

Se você tiver perdido o prazo para atualizar os dados e o Bolsa Família foi cancelado, a família poderá retornar ao programa, por meio do processo de reversão de cancelamento. A ação deve ser realizada em até 180 dias contados da data do cancelamento, e mediante o atendimento de algumas condições.

Cronograma de bloqueio do Bolsa Família

Conforme o MDS, a família permanecerá bloqueada por três meses, prazo que o beneficiário terá para atualizar as informações dos integrantes antes de ter o Bolsa Família cancelado.

Anúncio

O cronograma foi atualizado recentemente, por conta da implantação do novo Bolsa Família em junho, e prevê um prazo menor para o Público 2, que deve ter o benefício bloqueado em julho e o pagamento cancelado no mês seguinte (agosto).

Veja abaixo o calendário atualizado de bloqueios do Bolsa Família:

Confira os prazos para cada grupo evitar o cancelamento do Bolsa Família:

Quem precisa atualizar o Cadastro Único?

O MDS definiu seis grupos que passarão por revisão dos dados nesta primeira fase da Qualificação Cadastral, veja abaixo:

Publicidade

As famílias que se enquadram nos grupos acima receberão por meio do aplicativo do Bolsa Família e no app do Cadastro Único a seguinte mensagem: “MDS INFORMA: Se você mora sozinho (a), atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único no aplicativo”.

Governo começou a desbloquear os unipessoais

Para o público 1, que teve o benefício bloqueado a partir de abril, o prazo para atualização dos dados e para evitar o cancelamento do benefício será até 16 de junho.

Anúncio

Confira abaixo o cronograma de desbloqueio do Bolsa Família, de acordo com o período em que a família atualizou o cadastro, conforme datas do MDS:

Sair da versão mobile