Cad Único 2023: Veja como será a inscrição e atualização de dados

CadÚnico

O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, é o sistema de dados pelo qual o governo federal utiliza para fazer a inclusão ou exclusão de pessoas, em programas de auxílio financeiro, como o Auxílio Brasil. Para aderir ao referido benefício, inclusive, um dos principais requisitos é estar devidamente cadastrado no CadÚnico.

Com mudança no Governo federal em 2023, o Auxílio Brasil voltará a ser chamado de Bolsa Família, e segundo a equipe de transição, haverá um pente fino em relação do benefício social.

Anúncio

Como fazer a inscrição no Cadastro Único?

Há a possibilidade de realizar um pré-cadastro online para se inscrever no CadÚnico 2023, mas tal processo não anula a necessidade de comparecimento presencial em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Será por meio desse processo que a família será finalmente cadastrada na base de dados de pessoas vulneráveis. Veja abaixo:

Pré-inscrição

A pré-inscrição online permite que o processo presencial seja mais rápido, mas não anula a necessidade de comparecimento ao CRAS para formalizar a inscrição no CadÚnico 2023. Veja os passos abaixo:

Documentos para inscrição

Apenas o responsável pela família precisa comparecer ao local, com os seguintes documentos:

Publicidade

Quem precisará renovar o CadÚnico 2023?

Parte da equipe do governo Lula já deu indícios de que algumas famílias deverão renovar o CadÚnico 2023. A ideia é que elas passem por um processo de filtragem e que consigam comprovar que têm direito ao benefício. São elas:

Em 2022, foram convocados a fazer a atualização cadastral aqueles que estavam com os dados desatualizados desde 2017 a 2018. Quem não cumpriu com essa obrigação terá seu benefício cortado até que faça o processo, e pode ter o corte e cancelamento se não atualizar os dados até julho do próximo ano.

Anúncio

Para passar pelo processo é preciso comparecer até uma unidade do CRAS com documentos de comprovação de renda e de identificação. O sistema filtrará as inscrições e caso perceba que a família não cumpre mais com os requisitos, poderá ser excluído.

Sair da versão mobile