SAEB será aplicado no mês de outubro em todas as escolas públicas

SAEB será aplicado no mês de outubro em todas as escolas públicas
5 (100%) 1 vote[s]

A maior edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 14 e 25 de outubro de 2019; em escolas públicas de todas as unidades da federação.

A avaliação externa em larga escala, realizada pelo Inep desde 1990, deverá ter público recorde na edição de 2019.

Resultados SAEB 2019

Os resultados permitirão compreender melhor a realidade das escolas e das redes municipais e estaduais de educação. Ao medir o aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática; o Saeb subsidia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Diretrizes Saeb 2019

As diretrizes para realização do Saeb 2019 foram apresentadas na Portaria nº 271, publicada nesta segunda-feira, 25 de março, no Diário Oficial da União (DOU). Serão avaliadas todas as escolas públicas; e uma amostra de escolas privadas, que oferecem o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e a 3ª e 4ª série do Ensino Médio.

A Alfabetização será avaliada em 2021

A avaliação da alfabetização, conforme solicitação da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), foi adiada para o Saeb 2021; quando as escolas de todo país tiverem implantado a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estiverem ajustadas às políticas de alfabetização propostas pela referida Secretaria.

Uma amostra de escolas públicas com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental fará, além das provas de Língua Portuguesa e Matemática, provas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas, tendo a BNCC como referência. A avaliação da Educação Infantil será realizada em caráter de estudo-piloto para uma amostra de creches e pré-escolas públicas; capaz de gerar os resultados necessários. O Saeb é aplicado em escolas de zona urbana e rural que tenham pelo menos dez estudantes matriculados nas etapas avaliadas.

Provas

As provas de Língua Portuguesa e Matemática seguirão as matrizes vigentes, preservando a comparabilidade entre edições; e a manutenção da série histórica de resultados do Saeb e o Ideb, como previsto no Plano Nacional de Educação (PNE).

As provas de Ciências Humanas e da Natureza não serão consideradas para este cálculo. Serão aplicados questionários para os diretores de escola, ou responsáveis legais das unidades escolares; professores e estudantes das turmas avaliadas. Também haverá um questionário para as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Na Educação Infantil, não haverá questionários para os estudantes.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) permite produzir indicadores educacionais para o Brasil, regiões, Unidades da Federação e; quando possível, para os municípios e escolas.

O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade; a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais; subsidiar a elaboração; o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional.

O Saeb recorre a questionários e provas para avaliar várias dimensões de qualidade da Educação Básica que se inter-relacionam para promover percursos regulares de aprendizagens com vistas à formação integral dos estudantes brasileiros. Os resultados do Saeb, combinados com dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Ideb.

Fonte Inep

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.