• Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Blog do Vestibular
  • Home
  • Enem
  • Fies
  • Prouni
  • SiSU
  • Newsletter
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Enem
  • Fies
  • Prouni
  • SiSU
  • Newsletter
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Blog do Vestibular
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Home Exercícios

Questões sobre Liberalismo econômico

Liberalismo em crise no entre-guerras

20 de agosto de 2026
em Exercícios

Veja Também

Questões sobre Hidrografia do Tocantins

Questões sobre a Geografia do Tocantins

Questões sobre a Geografia do Tocantins – parte 2

No contexto da Crise de 1929, o liberalismo econômico foi intensamente questionado por sua defesa da livre concorrência, da limitada intervenção estatal e da confiança na autorregulação dos mercados. O colapso financeiro, a retração do comércio e o desemprego em massa abalaram a crença de que o funcionamento espontâneo da economia bastaria para garantir estabilidade e prosperidade nas sociedades capitalistas.

Ao mesmo tempo, o enfraquecimento das economias liberais abriu espaço para respostas políticas diversas, incluindo maior intervenção estatal e a ascensão de regimes totalitários. Compreender esse debate ajuda a analisar como a crise do liberalismo econômico, no entre-guerras, se relacionou com mudanças profundas nas formas de organização econômica e política da época.

Como estudar Crise de 1929 e totalitarismos com questões e conteúdos relacionados

Ao resolver exercícios sobre liberalismo econômico, vale relacionar esse modelo à instabilidade do entreguerras e às respostas políticas que surgiram depois da crise. Para retomar os fundamentos, consulte o resumo sobre Liberalismo econômico e, em seguida, faça uma seleção complementar de questões sobre Liberalismo econômico. Para entender como o colapso financeiro abalou essa lógica, ajudam o resumo sobre Quebra da Bolsa de Nova York, as questões sobre Quebra da Bolsa de Nova York e uma continuidade da prática sobre Quebra da Bolsa de Nova York. Esse panorama se completa com o resumo sobre Grande Depressão, as questões sobre Grande Depressão, novos exercícios para aprofundar Grande Depressão, o resumo sobre New Deal, as questões sobre New Deal e uma continuidade da prática sobre New Deal.

A crise econômica abriu espaço para regimes que prometeram ordem, disciplina e unidade nacional. Para compreender esse deslocamento, compare o resumo sobre Crise de 1929 e totalitarismos com as questões sobre Crise de 1929 e totalitarismos e novos exercícios para aprofundar Crise de 1929 e totalitarismos. No campo político, também ajudam o resumo sobre Autoritarismo, as questões sobre Autoritarismo e outros exercícios voltados a Autoritarismo, além de o resumo sobre Militarismo, as questões sobre Militarismo e mais atividades de revisão sobre Militarismo. Para observar mecanismos de mobilização, veja ainda o resumo sobre Propaganda política, as questões sobre Propaganda política, uma seleção complementar de questões sobre Propaganda política, o resumo sobre Culto ao líder, as questões sobre Culto ao líder e mais atividades de revisão sobre Culto ao líder.

Entre os exemplos mais importantes de totalitarismo, a trajetória italiana e a alemã mostram como crise, nacionalismo e violência política se combinaram. Nesse eixo, é útil estudar o resumo sobre Fascismo italiano, as questões sobre Fascismo italiano e uma seleção complementar de questões sobre Fascismo italiano, articulando com o resumo sobre Nazismo alemão, as questões sobre Nazismo alemão e uma continuidade da prática sobre Nazismo alemão. A dimensão racial desses regimes aparece em o resumo sobre Antissemitismo, as questões sobre Antissemitismo e mais atividades de revisão sobre Antissemitismo, enquanto a política externa agressiva pode ser aprofundada por o resumo sobre Expansionismo, as questões sobre Expansionismo e novos exercícios para aprofundar Expansionismo.

Outro desdobramento importante desse contexto foi a radicalização dos conflitos ideológicos na Europa. Por isso, vale acompanhar o resumo sobre Guerra Civil Espanhola, as questões sobre Guerra Civil Espanhola e outros exercícios voltados a Guerra Civil Espanhola, já que esse confronto antecipou práticas e tensões que apareceriam em escala maior na década seguinte. Ao mesmo tempo, revisar o resumo sobre Crise de 1929 e totalitarismos ajuda a reunir causas econômicas e soluções autoritárias, enquanto as questões sobre Crise de 1929 e totalitarismos e novos exercícios para aprofundar Crise de 1929 e totalitarismos permitem consolidar comparações entre liberalismo em crise, intervenção estatal e regimes de massa.

Questões sobre Liberalismo econômico

Questão 01

Na conjuntura da Crise de 1929, qual aspecto do liberalismo econômico passou a ser mais fortemente contestado por amplos setores sociais e políticos?

Gabarito: alternativa B). Correto. A crise abalou a ideia de autorregulação do mercado e fortaleceu críticas ao liberalismo econômico clássico.

Comentários por alternativa:

  • A) Tarifas elevadas contrariam princípios liberais de livre comércio e ganharam força como reação à crise.
  • B) Correto. A crise abalou a ideia de autorregulação do mercado e fortaleceu críticas ao liberalismo econômico clássico.
  • C) Planejamento central não era princípio do liberalismo econômico, mas alternativa defendida por outros modelos.
  • D) Coletivização agrária pertence a outras experiências ideológicas, não ao núcleo do liberalismo econômico.
  • E) Abolir propriedade privada não corresponde ao liberalismo, mas a projetos antiliberais.

Questão 02

No debate histórico sobre 1929, por que a crise atingiu a legitimidade do liberalismo econômico nas democracias capitalistas?

Gabarito: alternativa D). Exato. A profundidade da crise comprometeu a confiança no mercado autorregulado.

Comentários por alternativa:

  • A) O desemprego cresceu intensamente, e isso aumentou, não reduziu, a pressão por respostas estatais.
  • B) A crise envolveu fortemente finanças, crédito e produção, elementos centrais nas críticas ao liberalismo.
  • C) As democracias capitalistas ampliaram intervenção, mas não adotaram integralmente planificação revolucionária.
  • D) Exato. A profundidade da crise comprometeu a confiança no mercado autorregulado.
  • E) A retração comercial enfraqueceu a confiança no livre-câmbio como solução imediata.

Questão 03

A ascensão de políticas intervencionistas após 1929, em vários países, indicou principalmente que:

Gabarito: alternativa A). Isso mesmo. A crise ampliou a aceitação da intervenção estatal na economia.

Comentários por alternativa:

  • A) Isso mesmo. A crise ampliou a aceitação da intervenção estatal na economia.
  • B) A propriedade privada continuou existindo em diversas economias capitalistas, mesmo com maior intervenção.
  • C) Regimes totalitários não reforçaram integralmente o livre comércio; muitos ampliaram controle econômico.
  • D) Em geral, a crise enfraqueceu a confiança nessas medidas como solução suficiente.
  • E) A gravidade da crise alimentou a percepção oposta: a necessidade de ação estatal.

Questão 04

Considerando a relação entre crise econômica e radicalização política, como o enfraquecimento do liberalismo econômico favoreceu o avanço de regimes totalitários no entre-guerras?

Gabarito: alternativa E). Perfeito. A crise deslegitimou a ordem liberal e fortaleceu alternativas autoritárias.

Comentários por alternativa:

  • A) A crise fragilizou, e não consolidou, a confiança nas instituições liberais em vários países.
  • B) A crise não ampliou prosperidade; ao contrário, agravou tensões sociais e políticas.
  • C) A instabilidade econômica enfraqueceu a confiança no laissez-faire clássico.
  • D) A crise abriu espaço, não bloqueou, para discursos nacionalistas e centralizadores.
  • E) Perfeito. A crise deslegitimou a ordem liberal e fortaleceu alternativas autoritárias.

Questão 05

No contexto da Crise de 1929, o protecionismo adotado por vários países representou uma inflexão em relação a qual princípio associado ao liberalismo econômico?

Gabarito: alternativa C). Correto. O protecionismo contrariou o princípio liberal do livre comércio.

Comentários por alternativa:

  • A) Planificação obrigatória não é princípio típico do liberalismo econômico.
  • B) Comando partidário centralizado pertence a modelos autoritários, não ao liberalismo.
  • C) Correto. O protecionismo contrariou o princípio liberal do livre comércio.
  • D) Estatização integral não corresponde ao núcleo do liberalismo econômico.
  • E) Corporativismo compulsório está ligado a experiências autoritárias, não liberais.

Questão 06

No cenário do entre-guerras, qual interpretação diferencia corretamente o liberalismo econômico das práticas econômicas de regimes totalitários?

Gabarito: alternativa B). Exato. Essa é a diferença central entre liberalismo econômico e totalitarismo.

Comentários por alternativa:

  • A) Regimes totalitários não valorizavam pluralismo partidário nem descentralização política.
  • B) Exato. Essa é a diferença central entre liberalismo econômico e totalitarismo.
  • C) Censura e propaganda foram marcas de regimes totalitários, não do liberalismo econômico.
  • D) O liberalismo não rejeita mercados; essa alternativa inverte os conceitos.
  • E) Partido único caracteriza totalitarismos, não liberalismo econômico.

Questão 07

A crítica ao liberalismo econômico após 1929 baseava-se, entre outros fatores, na percepção de que:

Gabarito: alternativa E). Muito bem. A crise revelou limites da confiança na correção automática do mercado.

Comentários por alternativa:

  • A) O desemprego em massa evidenciou justamente o contrário.
  • B) O século XIX foi marcado por forte influência liberal, não por predomínio contínuo do intervencionismo.
  • C) A crise mostrou que consumo e crédito podiam entrar em colapso.
  • D) O comércio mundial foi fortemente abalado pela crise.
  • E) Muito bem. A crise revelou limites da confiança na correção automática do mercado.

Questão 08

Em relação às democracias liberais e aos totalitarismos, qual afirmação explica melhor o impacto da crise sobre o debate econômico e político?

Gabarito: alternativa A). Correto. O descrédito do mercado livre favoreceu debates intervencionistas e usos autoritários da crise.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. O descrédito do mercado livre favoreceu debates intervencionistas e usos autoritários da crise.
  • B) Em geral, cresceu a demanda por ação estatal, não por Estado mínimo.
  • C) A crise enfraqueceu essa associação automática entre liberdade econômica e estabilidade social.
  • D) Totalitarismos rejeitavam multipartidarismo e imprensa livre, o que invalida a comparação.
  • E) A crise agravou conflitos sociais e ampliou a atração por soluções autoritárias.

Questão 09

Quando historiadores afirmam que 1929 marcou uma crise do liberalismo econômico, eles se referem principalmente:

Gabarito: alternativa D). Isso mesmo. A expressão indica o descrédito dos princípios liberais diante da depressão.

Comentários por alternativa:

  • A) Isso não define o sentido histórico da crise do liberalismo econômico em 1929.
  • B) A iniciativa privada não desapareceu completamente nas economias capitalistas.
  • C) O período foi marcado por expansão do protecionismo, não por triunfo do livre-câmbio.
  • D) Isso mesmo. A expressão indica o descrédito dos princípios liberais diante da depressão.
  • E) Nem todas as sociedades capitalistas adotaram regimes totalitários.

Questão 10

Ao analisar o entre-guerras, qual relação entre liberalismo econômico, crise e totalitarismo é historicamente mais consistente?

Gabarito: alternativa C). Perfeito. Essa alternativa sintetiza corretamente o recorte histórico proposto.

Comentários por alternativa:

  • A) A crise estimulou nacionalismos econômicos e desconfiança no livre-comércio.
  • B) O período enfraqueceu, não fortaleceu, o liberalismo econômico clássico.
  • C) Perfeito. Essa alternativa sintetiza corretamente o recorte histórico proposto.
  • D) Totalitarismos ampliaram coordenação estatal e rejeitaram pluralismo partidário.
  • E) Os efeitos foram profundos na economia, na política e nas ideologias.

Continue estudando este tema

  • QuestõesQuestões sobre Crise de 1929 e totalitarismos
  • QuestõesQuestões sobre Crise de 1929 e totalitarismos – parte 2
  • QuestõesQuestões sobre Liberalismo econômico – parte 2
  • TeoriaResumo sobre Liberalismo econômico
  • QuestõesQuestões sobre Quebra da Bolsa de Nova York
  • QuestõesQuestões sobre Quebra da Bolsa de Nova York – parte 2
  • TeoriaResumo sobre Quebra da Bolsa de Nova York
  • QuestõesQuestões sobre Grande Depressão
  • QuestõesQuestões sobre Grande Depressão – parte 2
  • TeoriaResumo sobre Grande Depressão
  • QuestõesQuestões sobre New Deal
  • QuestõesQuestões sobre New Deal – parte 2

EnviarCompartilharCompartilharTweetCompartilhar
Postagem Anterior

Questões sobre Crise de 1929 e totalitarismos – parte 2

Próxima Postagem

Questões sobre Liberalismo econômico – parte 2

Postagens Relacionadas

Questões sobre Hidrografia do Tocantins

20 de setembro de 2026

Questões sobre a Geografia do Tocantins

20 de setembro de 2026

Questões sobre a Geografia do Tocantins – parte 2

Questões sobre Relevo do Tocantins

Questões sobre Clima do Tocantins

Questões sobre Vegetação do Tocantins

Próxima Postagem
Dúvidas de Português

Agitar ou ajitar: como se escreve?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

PESQUISAR

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Últimas Notícias

Auferir ou aferir: qual é a diferença?

30 de setembro de 2026
Dúvidas de Português

Íngreme ou ingreme: como se escreve?

30 de setembro de 2026
informações processo seletivo iftm 2027

Processo seletivo IFTM 2027 abre 638 vagas em cursos de graduação gratuitos

30 de setembro de 2026
ufr

Gestão Ambiental EAD gratuito UFR 2026: Inscrições seguem até 5 de outubro

30 de setembro de 2026
  • Tendência
  • Comentários
  • Mais Recente
Pé-de-meia: a poupança do Ensino Médio

Pé-de-Meia bloqueado: entenda por que a parcela não caiu e como resolver

16 de agosto de 2026
Pé-de-meia: a poupança do Ensino Médio

Pé-de-Meia libera R$ 200 em setembro de 2026; confira as datas dos depósitos

8 de setembro de 2026
Sisu+ 2026: Veja quem pode participar e quais são os requisitos

Sisu+ 2026: Inscrições, datas, regras e quem pode participar

29 de maio de 2026
Pé-de-Meia

Pé-de-Meia em julho: veja por que o pagamento pode não ter sido depositado

9 de agosto de 2026
Proposta de Redação: Quanta custa a violência no Brasil?

Enem 2017 publicação do edital em fevereiro

61

Dicas para o que levar para a Prova Encceja 2018, no próximo dia 5 de agosto

30

Unimontes divulga edital e inscrições referentes ao PAES 2018

27
Encceja 2017: Dicas prova

Encceja: Cronograma e Locais de provas

26

Auferir ou aferir: qual é a diferença?

30 de setembro de 2026
Dúvidas de Português

Íngreme ou ingreme: como se escreve?

30 de setembro de 2026
informações processo seletivo iftm 2027

Processo seletivo IFTM 2027 abre 638 vagas em cursos de graduação gratuitos

30 de setembro de 2026
ufr

Gestão Ambiental EAD gratuito UFR 2026: Inscrições seguem até 5 de outubro

30 de setembro de 2026
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

© 2024 Blog do Vestibular e Notícias.