Questão comentada sobre mitose e uso de colchicina, da Baiana 2019

(BAIANA MED./2019)

Anúncio

AMABIS & MARTHO, Biologia das populações. v. 3. São Paulo: Moderna, e.
2, 2004, p. 215.

A ilustração representa, nas figuras I e II, respectivamente, as diferenças existentes em uma célula durante a divisão celular por mitose sem acréscimo da colchicina e com acréscimo da colchicina, uma substância inibidora do encaixe de microtúbulos.
Com base nessa informação e nos conhecimentos sobre divisão celular, é correto afirmar:
A) O material genético da célula tratada com colchicina ficará impossibilitado de se condensar, impedindo que a divisão alcance a etapa de metáfase da mitose.
B) As células filhas na divisão normal permanecem tetraploides enquanto a célula tratada com colchicina resultará em células filhas diploides.
C) Os centríolos da célula tratada com colchicina ficam impedidos de migrar para os polos durante a formação do fuso mitótico o que deve acarretar paralisação da divisão já na etapa inicial da prófase.
D) Ocorre uma redução do número cromossômico da célula em mitose normal e uma duplicação dos mesmos cromossomos na célula com a mitose alterada pela colchicina.
E) A não formação do fuso mitótico impede a migração das cromátides irmãs durante a anáfase e bloqueia a divisão da célula tratada com colchicina na etapa de metáfase da mitose.

RESOLUÇÃO:
A figura mostra que as células-filhas, em uma mitose sem colchicina, têm 2 cromossomos de cada tipo, isto é, são células diploides. Já as células-filhas com a mitose na presença de colchicina apresentam 4 cromossomos de cada tipo, isto é, são células tetraploides.
Resp.:B

Publicidade

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre mitose e meiose, do Pism
Questão comentada sobre câncer, da FM Olinda Medicina 2017-2

Sair da versão mobile