Questão resolvida sobre gênero literário, da UEG 2023-2

(UEG/2023-2) A árvore que pensava
Houve uma árvore que pensava. E pensava muito. Um dia transpuseram-na para a praça no centro da cidade. Fez-lhe bem a deferência. Ela entusiasmou-se, cresceu, agigantou-se.
Aí vieram os homens e podaram seus galhos. A árvore entranhou o fato e corrigiu seu crescimento, pensando estar na direção de seus galhos a causa da insatisfação dos homens. Mas quando ela novamente se agigantou os homens voltaram e novamente amputaram seus galhos.
A árvore queria satisfazer aos homens por julgá-los seus benfeitores, e parou de crescer. E como ela não crescesse mais, os homens a arrancaram da praça e colocaram outra em seu lugar.
FRANÇA JR., Oswaldo. As laranjas iguais. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. p. 17.

O texto “A árvore que pensava” é construído sob a forma de um gênero literário em prosa que busca apresentar, de forma sucinta, os desdobramentos de um enredo com núcleo dramático reduzido. Esse gênero é identificado como

Anúncio

A) metapoema
B) palíndromo
C) epopeia
D) miniconto
E) crônica

RESOLUÇÃO:

O texto “A árvore que pensava” é uma narrativa breve que conta a história de uma árvore que, ao ser movida para a praça central da cidade, tenta se adaptar às expectativas dos humanos até ser finalmente substituída. A característica principal desse texto é a apresentação condensada de um evento ou série de eventos em torno de um conflito central, que é típico de um gênero literário em prosa conhecido como miniconto.

Publicidade

O miniconto, como sugere o nome, é uma forma de conto caracterizada pela brevidade, mas que ainda assim apresenta um enredo com elementos como personagem, conflito e resolução, ainda que de forma muito concisa. No caso do texto apresentado, todos esses elementos são observáveis, configurando o texto como um miniconto.
Resp.: D

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre Ilíada e Iracema, do Enem 2014
Questão resolvida sobre figuras de linguagem, da Fatec 2019-2

Sair da versão mobile