Questão comentada sobre câncer, da FM Olinda

(F.M.Olinda/2017-2) Segundo o Instituto Nacional do Câncer, 8,2 milhões
de pessoas morrem de câncer, anualmente, no mundo. Considerando os processos de divisão celular envolvidos com essa doença, é correto afirmar que, de maneira geral:
A) o tempo de duração do ciclo celular de uma célula cancerígena é igual ao apresentado por uma célula normal.
B) os mecanismos celulares de controle mitótico na fase G1 são importantes para impedir o câncer, evitando que células com dano no DNA se multipliquem.
C) a quantidade de permutações de cromátides, durante o “Crossing Over”, em células cancerígenas, aumenta suas capacidades invasivas.
D) nas células cancerígenas, durante a prófase da divisão meiótica, não ocorre o emparelhamento de cromossomos homólogos observado em células normais.
E) os cromossomos das células cancerígenas são maiores do que os das células normais, o que torna a divisão celular mais lenta nas primeiras.

RESOLUÇÃO:
O câncer resulta de divisões mitóticas descontroladas, em que as células doentes dividem-se mais intensamente que as células normais, formado massas (tumores) que invadem tecidos adjacentes.
Para que uma divisão celular, é necessário que a célula duplique seu DNA (intérfase). Dessa forma, a ocorrência de pontos de checagem na intérfase podem impedir que uma célula entre em divisão. Se a checagem ocorrer em G1,  e houver danos no DNA, este não será replicado e, consequentemente, a célula não irá se dividir.
Resp.: B

Anúncio

Veja também:
Questão comentada sobre câncer, da UFTM 2012
Questão comentada sobre mitose e meiose, do Pism

Sair da versão mobile