Prova de Vida 2023: Veja os dados que o INSS aceitará para regularização do segurado

Em fevereiro de 2022, entraram em vigor novas regras que tratam da realização de prova de vida, por aposentados e pensionistas do INSS. A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o dia 31 de dezembro de 2022, e os segurados que não a fizerem, não terão o benefício suspenso.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou portaria, que regulamentou as mudanças nas regras para prova de vida de aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto.

Anúncio

Conforme a Portaria, o procedimento será automático, por meio do cruzamento de informações de bases de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e de outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Com isso, a votação nas eleições servirá também como prova de vida para o INSS.

Dados válidos como prova de vida para o INSS

A Portaria n.º 1.408, que autorizou a mudança na regulamentação da prova de vida, ressaltou ainda que a obrigação do segurado de comprovar que continua habilitado para receber o benefício está suspensa até o dia 31 de dezembro de 2022.

Tal informação eve tranquilizar os beneficiários de que o seu pagamento do INSS não será suspenso, muito menos cancelado, mesmo que não tenha dado alguma dessas provas de atividade ao longo do último ano.

Publicidade

Veja abaixo as modalidades de benefícios do INSS

Como fazer a prova de vida pelo acesso à internet?

Se o segurado quiser, poderá fazer sua prova de vida por meio de seu acesso ao aplicativo ou site do Meu INSS com o selo ouro.

Quando o segurado acessa uma conta do gov.br, é preciso realizar autenticações para comprovar que ele mesmo.

Anúncio
Sair da versão mobile