INSS: Veja como solicitar aposentadoria via MEU INSS

O site e aplicativo do Meu INSS, foi criado em meados de 2016, e possui mais de 36 milhões de acessos mensalmente, além de representar um dos app do gov.br mais acessados do País.

Veja dicas para fazer a solicitação pelo Meu INSS abaixo

Informe tudo

Com objetivo de garantir as chances de ter o benefício analisado automaticamente, no ato do requerimento, sem que seja preciso sair de casa, é preciso informar corretamente todos os dados referentes ao histórico de trabalho; tais como vínculos (empresas ou locais em que já trabalhou) e períodos trabalhados e contribuídos que, porventura, não estejam registrados no sistema do INSS.

Anúncio

Veja os casos comuns de informações que não são colocadas corretamente no Meu INSS: períodos trabalhados em atividade rural ou em órgãos públicos (pois possuem regime previdenciário diferente) ou, ainda, períodos como professor, cujas regras são diferentes de acordo com o nível de ensino.

Anexos

Outra etapa do requerimento pelo Meu INSS que pode gerar dúvidas é referente ao campo “Anexos”. Tal etapa é muito importante que cada documento seja anexado no seu campo específico.

Baseado nos documentos anexados — nos seus devidos lugares — e nas respostas dadas pelo cidadão na hora de fazer a solicitação, que ocorre a primeira etapa da análise, de forma automática. Se estiver tudo certo com o pedido, ele pode ser concluído automaticamente. Se faltar alguma informação, o sistema solicitará, automaticamente, os documentos que faltam e que são necessários para conclusão da análise do requerimento. Após esta etapa, ainda for preciso, o pedido será direcionado para que um servidor conclua a análise.

Publicidade

Dados de tempo trabalhados corretos

Esta etapa é a mais importante na hora de requerer o benefício, pois é quando é informado se falta algum dado nos sistemas do INSS, ou se precisa corrigir algum valor de “salário de contribuição” (o salário que realmente era recebido em um determinado local de trabalho) para que o benefício seja analisado corretamente.

A ideia é facilitar a vida do segurado, caso algum período ou vínculo não estiver no sistema do INSS, basta que se informe nessa etapa.

Anúncio

Vale destacar que, em alguns casos, mesmo que a simulação aponte que o cidadão possui as condições mínimas para a aposentadoria, poderá ser necessária a análise de um servidor, que pode solicitar a comprovação de algum tempo trabalhado. É possível entregar essa documentação pelo Meu INSS – basta anexar os documentos pelo aplicativo ou pelo site.

Andamento do pedido

Se você realizou o pedido, fique atento, pois pelo Meu INSS e telefone 135 (segunda a sábado, 7h às 22h), é possível saber o andamento do requerimento e se há necessidade de “cumprir alguma exigência”; ou se é necessário apresentar algum documento para a análise do requerimento.

Publicidade

Nesse caso, quanto antes cumprir a exigência, maiores as chances de ter o pedido concluído.

Resposta na mesma hora

Ao fazer o correto preenchimento de todos os dados, via Meu INSS, as chances de ter o pedido concluído de forma rápida, e até mesmo automática, são maiores.

Anúncio

Com o atual número de benefícios decididos de forma automática, mensalmente, aproximadamente 1,5 mil servidores podem se dedicar à análise dos demais requerimentos que, em razão de sua complexidade, precisam necessariamente da intervenção de uma pessoa para concluí-los.

Atualmente, do total de requerimentos realizados todos os meses pelos cidadãos ao INSS, aproximadamente 30% são decididos automaticamente. Em agosto de 2021, eram apenas 10%.

Anúncio

Fonte www.gov.br

Sair da versão mobile