PIS/PASEP 2023: como consultar abono salarial e datas de pagamento

O calendário dos pagamentos referentes ao PIS/PASEP 2023, ano base de 2021, já foi definido pelo Governo Federal. Dessa forma, o dinheiro deve ser liberado a partir do dia 15 de fevereiro de 2023, de acordo com o calendário oficial de pagamentos do benefício social.

Nesse sentido, de acordo com as regras do PIS Pasep:

Anúncio

O benefício foi criado no ano de 1970 e é de responsabilidade do empregador realizar os depósitos para o seu trabalhador, valor o qual é depositado no FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) todos os meses.

Ainda de acordo com as regras, o trabalhador não precisa fazer nenhum tipo de cadastro, uma vez que assim que a pessoa tem o seu primeiro vínculo empregatício, o número do PIS já é gerado de forma automática, assim como os benefícios sociais são inseridos naquele cadastro por meio da relação de dados existentes entre a empresa e o governo.

Publicidade

Abono Salarial PIS Pasep 2023

Quem pode receber o dinheiro?

A empresa, junto ao Governo Federal, são os responsáveis pelas informações e pelos pagamentos proporcionais a quantidade de meses que foram trabalhados no ano base.

Como fazer a consulta do PIS Pasep?

A consulta do PIS pode ser realizada por meio do portal Caixa Trabalhador.

Anúncio

O aplicativo Caixa Trabalhador está disponível para download nos dispositivos móveis com sistema operacional Android e/ou iOS (aparelhos Apple).

A consulta PIS também pode ser feita por meio do número de telefone 0800 726 0207, assim como nos atendimentos presenciais das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE).

Publicidade

Além disso, o saque do PIS também pode ser feito por meio do uso do Cartão Cidadão nas casas lotéricas, nos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos), ou através dos correspondentes Caixa Aqui.

Por sua vez, o Pasep pode ser consultado pelo site oficial do Banco do Brasil (BB), ou na Central de Atendimento do Banco, por meio dos números de telefone:

Anúncio

Por fim, a consulta Pasep também pode ser feita por meio do portal Alô trabalhador (clique aqui para acessar), ou pelo telefone 158.

Sair da versão mobile