IPVA 2023: Tributo será mais caro para o consumidor?

Geralmente o começo de cada ano vem recheado de variados gastos tais como seguros, matricula escolar, materiais escolares, IPTU, IPVA entre outros.

Além de todos os gastos diários, que aumentam a cada dia e, com a disparada dos preços dos veículos, consequentemente os valores do IPVA serão reajustados.

Anúncio

Alíquota IPVA

O tributo que atormenta os motoristas anualmente, possui alíquota de IPVA diferente em cada estado do país, mas com uma coisa em comum:

O IPVA terá reajuste para 2023?

Ao que tudo indica o IPVA ficará mais caro em 2022, uma vez que o aumento não é causado por um reajuste nas alíquotas, mas sim em decorrência da alta nos preços de veículos novos, usados e seminovos, o que se reflete no valor pago pelos proprietários no imposto e repetirá o que aconteceu em 2021.

A estimativa para o estado de São Paulo para cinco dos automóveis mais vendidos do Brasil ao longo de 2022, todos flex, será de incidência da alíquota de 4%.

Publicidade

Em Minas Gerias em 2022, o governo congelou o valor base do imposto, devido à crise causada pela pandemia, e utilizou valores de 2020. Para 2023, ainda não há nova lei que mantenha os valores congelados.

Cálculo

O primeiro passo é conferir o valor da alíquota do seu estado. Após tal procedimento, multiplique o valor de mercado do veículo (de acordo com a tabela Fipe) pela alíquota do seu Estado. Siga o exemplo abaixo.

Anúncio

Antônio reside no estado de São Paulo (alíquota de 4%) e possui um carro que vale 40.000 de acordo com a tabela Fipe.

Veja a conta abaixo:

Publicidade

40.000×4%= 1.600. Ou seja, Antônio irá pagar R$ 1.600 de IPVA

Como pagar?

O IPVA pode ser quitado de três maneiras diferentes:

Anúncio

Isenção conforme data de fabricação

Alguns estados isentam o pagamento do IPVA conforme a data de fabricação do carro. Confira a tabela abaixo e saiba se você estará isento de pagar o imposto em 2023.

Estado Automóveis isentos de IPVA

Sair da versão mobile