INSS: 14º salário pode ainda ser liberado?

À medida que os dias passam, cada vez mais os pensionistas e aposentados do INSS ficam ansiosos com a questão do 14º salário. Será que o INSS vai pagar 14º salário para aposentados e pensionistas em 2020? Essa é uma dúvida de milhões de segurados que estão contando com essa parcela extra.

Para esclarecer algumas dúvidas, vejam o que falou o próprio relator do Projeto de Lei que prevê o pagamento da décima quarta parte para aposentados e pensionistas.

Anúncio

A proposta de 14º salário do INSS é do senador Paulo Paim que trabalhou a partir de uma proposta de emenda popular. Ou seja, foi um civil que criou essa ideia e que foi abraçada pelo senador.

A partir daí, Paim criou o Projeto de Lei do 14º salários para aposentados e pensionistas. Como relator, o parlamentar levou o texto para que fosse votado Plenário do Senado e deu o parecer favorável.

Publicidade

Agora, de acordo com ele próprio, a aprovação “depende da boa vontade” do colégio de líderes do Senado para votar na matéria ou não. Por isso, os mais de 35 milhões de segurados devem ficar atentos para a tramitação do projeto.

Pagamento 14º Salário vai sair em 2020?

Até o momento não há nada decidido. É preciso aguardar a votação e aprovação dos valores, que depende justamente de uma passagem pelo Plenário do Senado, pela aprovação dos Deputados e pela sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Anúncio

Especialistas dizem que é pouco provável que o Projeto de Lei se movimente “naturalmente”. O que isso quer dizer? Que não é interesse do Governo Federal ter esse gasto adicional, portanto, o projeto não deverá andar sem a vontade dos parlamentares.

Para que isso aconteça, o próprio senador Paulo Paim falou sobre a necessidade de pressão popular. De acordo com ele, se a população pressionar o Senado e os parlamentares, o projeto do 14º salário para aposentados vai ser votado ainda em 2020.

Publicidade

O senador Paim falou sobre a importância da aprovação do décimo quarto salário para aposentados do INSS em 2020. De acordo com ele, mesmo que não seja aprovado agora, o projeto precisa continuar e ser votado para o próximo ano.

Ainda assim, é necessário ficar atento para a tramitação durante novembro. Para dar tempo da aprovação, o projeto precisa ser votado ainda no início deste mês, de preferência. Vamos ficar atentos para a votação do projeto do 14º salário para aposentados e pensionistas.

Anúncio
Sair da versão mobile