INSS: Qual a situação do 14º salário?

Com a chegada do final, milhões de aposentados e pensionistas sabem que muitos gastos também se aproximam. Para ajudar a melhorar essa época, o décimo quarto salário para aposentados e pensionistas do INSS será muito bem-vindo.

Mas como liberar esse recurso? O projeto está para ser votado no Senado Federal. Esta é a votação principal para decidir se será aprovado o 14º salário do INSS. Muitos beneficiários do INSS aguardam essa decisão.

Anúncio

De acordo com o projeto, a proposta de 14º salário do INSS é de prover salário adicional aos segurados da Previdência Social. Este valor será pago antes do final de 2020.

Quer saber mais sobre o projeto de lei que pode definir o 14º salário do INSS? Consulte abaixo para obter mais informações, como quem terá direito aos benefícios.

Publicidade

Qual deve ser o valor do 14º salário?

O décimo quarto salário dos aposentados e pensionistas do INSS será fundamentado no mesmo valor que o segurado já recebe hoje.

Portanto, desde que alguém receba os benefícios previdenciários do salário mínimo (ou seja, 1.045 reais), ele deve receber o mesmo valor nesse 14º salário.

Anúncio

Como informamos antes, a previsão de pagamento é que seja realizado antes do mês de dezembro de 2020.

Por outro lado, os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo do INSS devem receber o mesmo valor que normalmente recebem. Contudo, obviamente o 14º salário do INSS só poderá ser pago caso o projeto de lei seja realmente aprovado pelas Casas Legislativas. Ou seja, tudo depende da votação no Senado sobre o projeto.

Publicidade

Quais são as pessoas que terão direito ao 14º salário?

Para cumprir as mesmas regras de pagamento do 13º salário, os seguintes tipos de beneficiários da previdência social terão direito a um possível 14º salário:

Lembramos que o valor do 14º salário do INSS pode ser divido em duas vezes, da mesma forma que ocorre com o 13º salário. Considerando que resta muito pouco tempo daqui para o final de 2020, a data de pagamento da receita adicional do INSS deve ser liberada imediatamente após a aprovação do projeto. .

Anúncio

Podemos afirmar que o 14º salário será aprovado?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que, para aprovar esse benefício a aposentados e pensionistas do INSS, a proposta deve passar por quatro etapas distintas. Essas etapas são descritas a seguir.

A primeira parte – votação popular. Essa parte foi feita no portal das ideias legislativas e ganhou grande número de votos do público em geral. Assim sendo, a proposta foi conduzida à Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Anúncio

A segunda parte – o Senado avaliará e decidirá, em plenário se a proposta será um projeto de lei ou uma PEC (emenda constitucional). Agora, a proposta aguarda ser votada no plenário da casa.

A terceira parte – Com a aprovação do Senado, o projeto será conduzido à Câmara dos Deputados. Após chegar a câmara, o projeto deve ser submetido à votação. Para sua aprovação, o projeto depende apenas de maioria simples (metade, mais um).

A quarta parte – o projeto apenas poderá ser enviado ao Presidente para avaliação, após obtenção de maioria de votos. Em seguida, o presidente deve definir se sanciona ou veta a nova lei.

Porém, atualmente, o Projeto de Lei 3.657 de 2020 está no plenário do Senado. Essa é a situação do projeto desde o início de setembro.

Neste presente momento, não há definição da data do momento em que o projeto será votado no Senado, para então dar o prosseguimento legal (explicado acima). O senador gaúcho Paulo Paim, do PT, continua trabalhando na defesa do projeto.

Como você viu anteriormente, o programa de 14º salário do INSS está na segunda fase das quatro fases necessárias.

Sair da versão mobile