Imposto de Renda 2021: até quando posso enviar a declaração?

O prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda neste ano é o dia 30 de abril de 2021. Nesta sexta-feira, vai se encerrar o prazo que foi imposto pela Receita Federal para que os contribuintes brasileiros preencham, concluam e entreguem as suas respectivas declarações do IR 2021.

A diferença em relação ao ano passado é que em 2020, houve uma prorrogação do prazo original, principalmente por conta das questões que envolvem a crise sanitária do país. Mas ao que tudo indica, em 2021, este prazo não vai ser prorrogado. E especialmente por isso, cabe ao contribuinte se organizar para não correr o risco de perder este prazo.

Anúncio

5 Dicas para não perder o prazo da Receita Federal para entregar a Declaração do Imposto de Renda 2021

Todo ano, é a mesma história. Muitos contribuintes brasileiros ficam muito perto de perderem o prazo que foi estabelecido pela Receita Federal para que seja feita a entrega das declarações do Imposto de Renda. Mas nem sempre precisa ser assim. É perfeitamente possível que os trabalhadores se organizem de forma a preencher a sua declaração de IR no tempo previsto.

E para te ajudar a se organizar nesse sentido, seguem algumas dicas que você pode seguir logo abaixo. Afinal, quando se trata do pagamento de imposto com o dinheiro que você ganha, toda cautela é fundamental.

Publicidade
  1. Se informe em primeiro lugar

Quando o assunto é a Declaração do Imposto de Renda, a primeira coisa que o contribuinte deve buscar é Informação. Afinal, é a partir das informações corretas que os brasileiros conseguem preencher as suas declarações sem cometer algum erro, omissão ou desvio de dados.

Hoje em dia, a informação está cada vez mais acessível. Quanto a isso, não há o que contestar. Portanto, é de responsabilidade do contribuinte buscar pelas informações que vão auxiliá-lo no preenchimento da sua declaração de Imposto de Renda. Mas além disso, também é importante se informar pelos melhores canais de comunicação. Afinal, acessibilidade de informação não quer dizer qualidade de conteúdo.

Anúncio
  1. Reúna os seus documentos de forma antecipada

A partir do momento em que a Receita Federal começa a divulgar quais serão os prazos de entrega de declaração do Imposto de Renda em determinado ano, já é recomendável que o contribuinte comece a se informar sobre quais são os documentos que ele vai precisar reunir para apresentar para o Fisco.

Esta dica é válida principalmente para os contribuintes que precisam apresentar um alto volume de documentos para a Receita Federal. Afinal, quanto maior é a quantidade de documentos, maior pode ser a dificuldade de acessá-los. Inclusive, alguns contribuintes demoram mais tempo para conseguir todos os documentos que são necessários do que para efetivamente preencher a sua declaração. Por isso, este é outro ponto a que todos os contribuintes devem prestar a devida atenção.

Publicidade
  1. Faça o download do programa da Receita Federal no seu computador ou dispositivo móvel (Android ou iOS)

Mesmo que você não vá preencher a sua declaração de Imposto de Renda no presente momento, fazer o download do programa oficial da Receita Federal de forma antecipada é outra boa dica desta lista.

Principalmente se você está preenchendo a sua declaração de Imposto de Renda pela primeira vez, conhecer o Programa da Receita Federal é muito importante. Afinal, se familiarizar com o software não custa nada e pode te render um pouco mais de habilidade para o momento em que você, de fato, for preencher a sua declaração para o Fisco.

Anúncio
  1. Deixe um tempo para fazer a revisão da sua declaração

Esta quarta dica pode evitar que você tenha problemas com a Receita Federal logo depois que finalizar o envio da sua Declaração de Imposto de Renda. Afinal, muitos contribuintes acabam tendo que enfrentar uma série de problemas com o Fisco justamente por que não dedicaram algum tempo para revisar as informações que fazem parte da sua declaração.

Por isso, não pense somente na questão do envio, mas também que você precisa ter um tempo, por menor que ele seja, para revisar a sua declaração antes de enviar. Não precisa ser muito tempo, mas apenas o período suficiente para que você possa checar as informações que você mesmo incluiu no programa da Receita. A depender do volume de informações que tiveram que ser registradas na declaração, essa atitude pode nem mesmo levar tanto tempo assim.

Anúncio
  1. Tire o seu primeiro tempo livre para se dedicar à Declaração de Imposto de Renda

A Declaração do Imposto de Renda pode até não ser um documento muito complexo de ser preenchido para alguns contribuintes. Mas ainda assim, deixar tudo para fazer depois não é uma boa escolha. Afinal, se você tem algum tempo livre agora para preencher a sua declaração, por que deixar para fazer isso em outro momento? Ter dois meses de prazo para cumprir com essa obrigação não significa que você terá tempo posteriormente.

Estas foram apenas algumas dicas que podem te ajudar a preencher a sua Declaração de Imposto de Renda 2021. O prazo, como já foi explicitado anteriormente, segue até a sexta-feira do dia 30 de abril de 2021. Portanto, não se perca desta data, pois isso pode te trazer alguns prejuízos.

Sair da versão mobile