FGTS: Quais as próximas rodadas de saque?

FGTS

No dia 15 de junho, a Caixa Econômica Federal finalizará o cronograma de pagamentos do saque extraordinário de até R$ 1 mil do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Nesta quarta-feira (15), aproximadamente 3,3 milhões de trabalhadores nascidos em dezembro terão acesso ao saque extraordinário do Fundo de Garantia.

Anúncio

Conforme calendário, o pagamento desta quarta-feira será o último a ser liberado da modalidade, no qual os trabalhadores de todos os meses terão até o dia 15 de dezembro para movimentar o valor.

Próximas rodadas de saque do FGTS

Com a finalização do saque extraordinário do FGTS, que permitiu com que milhares de pessoas pudessem movimentar até R$ 1 mil, das suas contas do Fundo de Garantia, muitas pessoas se interessaram sobre as situações que permitem o saque do benefício.

Importante esclarecer que com a finalização do saque extraordinário, as opções de resgate do Fundo de Garantia voltarão às regras tradicionais do programa.

Publicidade

O Fundo de Garantia possui atualmente 18 situações que permitem com que o trabalhador possa realizar o saque do benefício.

De acordo com as regras, algumas permitem o saque parcial do FGTS, como no caso do saque-aniversário, enquanto outras permitem o saque integral, como no caso de aposentadoria, ou de compra de um imóvel.

Anúncio

Veja abaixo as possibilidades que permitem o saque do Fundo de Garantia de acordo com as regras:

Governo pagará o lucro do FGTS em agosto?

Outra novidade relacionada ao Fundo de Garantia está no pagamento do lucro do FGTS que será realizada no mês de agosto.

Publicidade

O lucro do FGTS diz respeito a uma correção monetária aplicada anualmente ao saldo do Fundo de Garantia, no qual essa correção gera um lucro que é dividido entre os trabalhadores.

Conforme as regras, a correção monetária do FGTS é aplicada anualmente no último dia do ano, ou seja, no dia 31 de dezembro. Dessa forma todo e qualquer trabalhador que tinha saldo no respectivo dia terá acesso ao lucro.

Anúncio

Ainda não houve definição do valor que será repassado aos trabalhadores, ou ainda qual foi o lucro total obtido.

Isso porque quem divulga essa informação e define qual será a porcentagem do lucro que será repassada aos trabalhadores é o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) e geralmente isso acontece em agosto.

Anúncio

Importante lembrar que o referido lucro não pode ser sacado, de forma que ele acaba se acumulando com todo o saldo que o trabalhador possui nas contas do FGTS.

Sair da versão mobile