FGTS Saque Extraordinário: Sou obrigado a fazer o saque?

A Caixa iniciou a liberação de até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Hoje 20, podem sacar os valores os trabalhadores nascidos em janeiro.

De acordo com a Caixa, a liberação dos recursos, conforme calendário, começou pelos trabalhadores nascidos em janeiro e seguirá até 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro. Os cidadãos nascidos em fevereiro terão acesso aos valores no dia 30 de abril.

Anúncio

Aproximadamente 42 milhões de trabalhadores receberá o dinheiro automaticamente, por meio da conta poupança social digital da Caixa. Mas se houver dados incompletos, que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá que fazer a solicitação da liberação dos recursos.

Todo o processo para pedir o saque será informatizado e o trabalhador não precisará ir à agência da Caixa, sendo que ele deverá acessar o aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserindo os dados pedidos.

O trabalhador é obrigado a fazer o saque?

O saque é facultativo ao trabalhador, e se por ventura, ele não tiver interesse, pode indicar que não deseja receber o saque extraordinário do FGTS, para que sua conta do FGTS não seja debitada. Nesse caso, ele deverá acessar o aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o referido crédito.

Publicidade

Após a realização do crédito por meio da Conta Poupança Social Digital, o trabalhador pode, ainda assim, optar por desfazer o crédito automático, por meio dos mesmos canais, até o dia 10 de novembro.

De acordo com a Caixa, se o crédito dos valores tenha sido feito na Poupança Social Digital do trabalhador e essa conta não seja movimentada até 15 de dezembro, os recursos serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos.

Anúncio

Como pedir o saque?

O trabalhador não precisará solicitar o saque, pois o dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem.

Se o beneficiário não tiver uma conta no Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal abrirá uma conta em nome do trabalhador automaticamente.

Publicidade

Consulta dos valores

Para saber se receberá automaticamente o dinheiro, o trabalhador deverá fazer uma consulta, cujo processo pode ser feito tanto no site fgts.caixa.gov.br quanto no aplicativo FGTS. O site informará apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo possui mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.

Movimentação dos valores

Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, já será possível;

Anúncio

Em caso de depósito não automático, confira como fazer a solicitação de saque pelo aplicativo:

Sair da versão mobile