FGTS: Herdeiros podem fazer o saque de familiar falecido?

FGTS

De acordo com as regras, os herdeiros têm direito de realizar o saque referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do familiar falecido.

Conforme a legislação, o FGTS é direito dos trabalhadores, que exercem atividade de carteira assinada, e dessa forma, em caso de falecimento, seus herdeiros passam a ter direito sobre tais valores.

Anúncio

Por causa da falta de orientação, muitas famílias podem ter o dinheiro relativo ao Fundo de Garantia parado, aguardando apenas para saque, cujo procedimento é feito de forma extremamente simples.

Como sacar o FGTS de um familiar falecido?

O saque do FGTS do familiar falecido é bem simples e pode ser feito presencialmente ou até mesmo diretamente pelo aplicativo de celular.

Saque presencial nas agências da Caixa

O primeiro passo para realizar o saque do FGTS é comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, na qual você deverá apresentar os seguintes documentos:

Publicidade

Saque via aplicativo

O primeiro passo será baixar o aplicativo do FGTS, disponível para celulares Android e iOS. Posteriormente basta seguir os passos abaixo relacionados:

Cotas do PIS/Pasep

Se o familiar trabalhou no período de 1971 e 1988 e, não tenha realizado o saque das cotas do PIS/Pasep, liberado pelo governo desde 2019, há como sacar os respectivos valores.

Anúncio

Tais cotas do PIS/Pasep dizem respeito ao saldo acumulado na conta individual do trabalhador cadastrado no PIS, decorrente dos valores creditados por ocasião das distribuições realizadas pelo Fundo PIS/PASEP nos exercícios financeiros 71/72 a 88/89.

Para sacar os valores dessas Cotas do PIS/Pasep, os herdeiros legais devem comparecer a uma agência da Caixa apresentando os seguintes documentos:

Publicidade
Sair da versão mobile