FGTS: Caixa liberou saques para desempregados, veja como consultar

FGTS

A Caixa liberou o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de até R$ 1 mil das contas ativas e inativas vinculadas ao fundo.

Foi liberado ainda o saque para o trabalhador, sem emprego de carteira assinada, há pelo menos três anos, que também poderá sacar todo o dinheiro que possui.

Anúncio

Importante lembrar que o saque, por estar desempregado há três anos é uma situação totalmente diferente, de quando o trabalhador saca o FGTS após ser demitido sem justa causa.

O trabalhador deverá observar que cada emprego de carteira assinada gera uma conta diferente, em seu nome, que é vinculada ao Fundo de Garantia.

Em relação aos empregos anteriores elas são chamadas de contas inativas (porque não recebem mais depósitos), enquanto são chamadas de ativas a conta do emprego atual (ativa porque recebe novos depósitos).

Publicidade

Quando o trabalhador é demitido sem justa causa do emprego ele não pode sacar todo o saldo do FGTS, mas sim o saldo que está vinculado ao emprego, ou seja, da conta que estava ativa. Dessa forma, caso o trabalhador tenha depósitos de empregos anteriores, esse saldo ainda ficará preso ao FGTS.

Saque do FGTS para desempregados

De acordo com as regras, para o trabalhador que está sem exercer atividade de carteira assinada, por pelo menos três anos (seguidos), há o direito de sacar o saldo total do FGTS, seja de conta do último emprego como das contas inativas.

Anúncio

O saque nessa situação é bem simples, e será preciso seguir esses dois critérios:

Como saber meu saldo do FGTS?

A melhor forma de fazer a consultar do saldo disponível nas contas do FGTS é pelo aplicativo de celular do próprio FGTS, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

Publicidade

Veja como realizar a consulta:

O cidadão deverá:

Sair da versão mobile