Enem 2021: Apenas 22 redações obtiveram nota 1.000

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o balanço do Enem 2021, cujas provas regulares foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

De acordo com o INEP, dos mais de 2,1 milhões de estudantes que fizeram as provas, apenas 22 tiraram nota 1.000 na redação do Enem. O tema da prova regular foi a “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Anúncio

O número de redações nota 1.000 do Enem diminui a cada edição do exame educacional. Veja abaixo as notas de outras edições:

Notas zero

Conforme informações do Inep, o Enem 2021 teve mais de 95 mil redações nota zero. Entre os motivos para tal desempenho, estão a fuga ao tema, cópia de textos motivadores e texto insuficiente.

Conforme edital, as redações do Enem são corrigidas por dois corretores, que têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências:

Publicidade
  1. Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  2. Compreensão da proposta de redação;
  3. Seleção e organização das informações;
  4. Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
  5. Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

Ainda de acordo com edital, anota final da redação do Enem é a média aritmética da pontuação total dada pelos dois corretores, exceto em casos em que há discrepância entre as duas notas.

Enem 2022

O Inep já informou os dias das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro, cujo formato das provas continua o mesmo. O prazo de inscrição ainda não foi divulgado pelo órgão.

Anúncio

Novo Enem

O Ministério da Educação (MEC) apresentou oficialmente, no dia 17 de março, como será o Novo Enem, cujo anúncio foi feito em coletiva de imprensa em Brasília (DF).

O MEC divulgou que as alterações no exame educacional são necessárias para que as provas sejam adaptadas ao Novo Ensino Médio, que começou a ser implantado neste ano para o primeiro ano do ensino médio.

Publicidade
Sair da versão mobile