Inscrição Enem 2024: Isentos deverão se inscrever para o Exame

Isenção de taxa de inscrição e da justificativa de ausência não garantem a participação no Enem 2024! Inscreva-se!

Enem ( Imagem: Divulgação)

Os candidatos que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 ou justificar a ausência na edição anterior têm até as 23h59 desta sexta-feira, 26 de abril, para completar o procedimento online na Página do Participante.

É importante ressaltar que a obtenção da isenção ou a justificativa de não comparecimento em 2023 não assegura automaticamente a participação no exame de 2024. Após esta etapa, será necessário realizar a inscrição também por meio da página do participante do Enem.

Anúncio

Aqueles com direito à isenção incluem alunos no último ano do ensino médio em escolas públicas, estudantes que cursaram todo o ensino médio em instituições públicas ou como bolsistas integrais em escolas privadas, além de indivíduos em condição de vulnerabilidade econômica inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Os participantes que não compareceram aos dois dias do Enem 2023, apesar de terem sido isentos naquela edição, precisam justificar a ausência para solicitar a isenção novamente em 2024.

Resultado da Isenção de taxa do Enem

O resultado dessas solicitações será anunciado em 13 de maio, seguido de um período para recursos que vai de 13 a 17 de maio.

Publicidade

Estudantes da terceira série do ensino médio de escolas públicas que comparecerem a ambos os dias de aplicação do Enem 2024, incluindo uma possível reaplicação, receberão um incentivo financeiro de R$200, por meio do programa Pé de Meia.

Este valor será depositado em uma conta-poupança após a finalização do ano letivo, juntamente com outros benefícios do programa educacional.

Anúncio

O Enem, que é um marco na avaliação do desempenho estudantil ao final da educação básica, serve como principal critério para acesso ao ensino superior no Brasil através de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Além disso, os resultados do exame são utilizados em processos seletivos de instituições nacionais e internacionais, incluindo universidades portuguesas parceiras do Inep.

Publicidade

Finalmente, os escores obtidos pelos estudantes no Enem também podem ser utilizados para acessar financiamentos educacionais oferecidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ampliando as oportunidades de educação superior para brasileiros em todo o país e no exterior.

Sair da versão mobile