MEC divulgou em entrevista coletiva como será o Novo Enem

Enem

Enem (foto http://inep.gov.br/)

O Ministério da Educação (MEC) apresentou hoje, 17 de março, como será o Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de coletiva de imprensa em Brasília (DF).

O Ministro Milton Ribeiro destacou que “hoje anunciamos a pedra fundamental de um novo marco para o Ensino Médio: o Novo Enem. A partir de agora, o exame possibilitará que os estudantes experimentem uma oferta educacional contextualizada e tecnológica”.

Anúncio

De acordo com o ministro, a proposta para o Novo Enem foi cuidadosamente elaborada e organizada em 2021, com a colaboração de vários representantes, entre os quais as secretarias de educação de todos os estados. Ribeiro ressaltou ainda que o novo formato do Enem tem como base novas referencias nacionais e internacionais.

Novo Ensino Médio

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou um parecer na última segunda-feira (14) e confirmou que o Enem mudará a partir de 2024. As alterações no exame são necessárias para que as provas sejam adaptadas ao Novo Ensino Médio.

O Novo Ensino médio começou a ser implantado em 2022 para o primeiro do referido segmento. Até 2024, a expectativa é que mais de 29 mil escolas do ensino médio já terão se adequado ao novo formato.

Publicidade

O ministro Milton Ribeiro ressaltou que o Novo Ensino Médio possibilita aos estudantes se aprofundarem em áreas de maior interesse. Para ele, esses caminhos são como trilhas que o aluno vai percorrer dentro do seu projeto de vida, permitindo que ele siga os estudos do nível superior ou carreira técnicas e acrescente mais prática à carreira escolhida.

Ele afirmou ainda que “o Ensino Médio mudou e o Enem também precisa se atualizar para contemplar as diretrizes do novo Ensino Médio. Com isso, os sistemas de acesso ao ensino superior também precisam se atualizar, se adaptar ao desejo da sociedade brasileira”.

Anúncio

Ribeiro destacou que, com o novo Enem, a proposta é oferecer mais oportunidade para o estudante que fez um curso técnico também possa fazer um superior.

Novidades do novo Enem

De acordo com o MEC, o novo Enem terá as características abaixo relacionadas:

Publicidade

Formato do Novo Enem

Ainda de acordo com o MEC, as provas do Enem a partir de 2023 terão duas etapas:

Veja abaixo como serão os blocos das provas da segunda etapa do Novo Enem:

Anúncio

Com tal mudança, o estudante terá que ter uma noção do curso de interesse antes de fazer a inscrição no Enem. No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por exemplo, o estudante só poderá concorrer aos cursos que pertencem ao bloco que escolheu no Enem.

Sair da versão mobile