BPC: Veja o que mudou em relação ao Benefício de Prestação Continuada para 2023

BPC - Benefício de Prestação Continuada (Imagem: Divulgação)

Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um projeto desenvolvido e pago por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tem como função fornecer uma garantia ao idoso, desde que possua 65 anos ou mais, por meio de um salário-mínimo mensal.

O que mudará com as novas regras do BPC?

As novas regras são destinadas aos beneficiários com deficiência, que a partir de agora poderão solicitar uma diária para ele e seu acompanhante, conforme a Portaria número 70/2022.

Anúncio

Com a alteração, o beneficiário com deficiência poderá contar com o serviço todas as vezes que for fazer perícia médica ou social nas unidades da Previdência Social. Conforme a Portaria, fica estabelecido o limite de R$ 1118,43 que será usado para transporte (porém, não há especificação do valor da diária).

Como solicitar?

O requerimento para tais despesas poderão ser solicitadas por meio do site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).

Ao fazer a solicitação, aparecerá na tela “Solicitar Ressarcimento de Despesas com Deslocamento para Avaliações Social e/ou Médica – BPC (código 16.435). Tal recurso somente será liberado após o comparecimento do beneficiário na consulta.

Publicidade

De acordo com as regras, para os acompanhantes de um novo requerente, ou de um beneficiário que está realizando a perícia para manutenção dos pagamentos, as despesas previstas também serão custeadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Sendo que será preciso apresentar comprovação da necessidade de ter um acompanhamento por meio de um atestado médico.

Quais são os requisitos para o BPC/LOAS?

Conforme as regras, para ter direito ao BPC/Loas é necessário que o beneficiário cumpra os seguintes requisitos:

Anúncio

Conforme as regras, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um benefício assistencial, que deve ser solicitado ao INSS.

O benefício é pago pelo Governo Federal ao idoso de 65 anos ou mais e a pessoa com deficiência que comprovar não possuir condições de garantir o seu sustento.

Publicidade
Sair da versão mobile