Auxílio Diesel: Governo estuda a criação de voucher de R$ 400 para caminhoneiros

A equipe técnica do governo federal estuda a criação de um voucher de R$ 400 mensais destinado para os caminhoneiros, além do aumento no valor do Auxílio Gás dos Brasileiros como forma de minimizar o reflexo da alta dos combustíveis no bolso dos brasileiros.

Os detalhes referentes à medida foram acertados em reunião realizada na terça-feira (21), entre os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Anúncio

Na última sexta-feira, 17, a estatal divulgou novo aumento de 5,18% na gasolina e 14,26% no valor do diesel, após quase cem dias com o preço congelado nas refinarias da Petrobras.

Preocupado com o impacto que um novo reajuste nos preços dos combustíveis pode trazer para a sua campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro considerou a decisão uma “traição com o povo brasileiro”, o que levou ao pedido de renúncia do presidente da estatal, José Mauro Coelho na segunda-feira, 20 de junho.

O governo federal estuda a inclusão da medida em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), mas a ideia segue em análise da Advocacia Geral da União (AGU) para garantir que não haja violação da lei eleitoral.

Publicidade

Vale gás

Hoje, 24, o pagamento do vale gás é realizado e atende mais de 5,5 milhões de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

A quantia paga corresponde a 50% do que é cobrado por um botijão de gás de cozinha de 13 kg, cujo valor é baseado na média de preços divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Anúncio

Para receber o benefício atualmente é preciso fazer a inscrição no Cadastro Único (Cadúnico). É dada prioridade para os beneficiários do Auxílio Brasil, ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O repasse do valor é realizado na conta de recebimento do Auxílio Brasil ou do BPC. E para aqueles que não são inclusos nestes programas, o recebimento é feito por meio da poupança social do Caixa Tem.

Publicidade

Transferências de valores mês de junho

As transferências serão realizadas até o dia 30 de junho, sempre nos dias úteis, sendo que primeiro recebem as pessoas com NIS 1, depois com NIS 2NIS 3, e assim por diante.

Sair da versão mobile