Vale Gás: Veja o calendário de junho e como consultar pelo CPF

O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, liberará novos pagamentos do Auxílio Gás em junho. Com ticket médio no valor de R$ 50 em fevereiro, o valor subiu em abril, após nova correção do preço do gás.

De acordo com as regras, o Vale-Gás nacional usa como base sempre a metade do preço nacional do botijão de 13Kg, medido pela ANP.

Anúncio

O governo tem por objetivo minimizar os impactos decorrentes da alta inflação do gás de cozinha, que atingiu quase 37% em 2021 e que tem previsão de novas altas em 2022. Em fevereiro, os pagamentos chegaram para 5,58 milhões de brasileiros de 14 a 25 de fevereiro.

Aprovado em 2021 com primeiro pagamento em dezembro de 2021, o benefício é destinado para a compra do botijão GLP de 13Kg e será pago juntamente com a folha do Auxílio Brasil, com crédito do valor na conta do Caixa Tem.

Ainda, em dezembro de 2021, o governo antecipou o primeiro pagamento do vale-gás para famílias de 100 municípios atingidos pelas chuvas nos estados da Bahia e Minas Gerais, cidades que decretaram estado de calamidade pública. Para esse grupo o saque do benefício ficou disponível em 27 de dezembro.

Publicidade

Vale-Gás terá pagamento a cada 2 meses

De acordo com as regras, o vale gás nacional será pago de forma bimestral (a cada dois meses) no valor corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP). O reajuste do valor será feito antes de cada pagamento por meio de levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Quem tem direito ao vale gás em 2022?

Não há nenhum tipo de inscrição no programa, pois receberá o auxílio-gás quem estiver inscrito no Cadastro Único (Cadúnico) e que tenha ainda:

Anúncio

Para selecionar as famílias que participarão do Programa Auxílio Gás o governo fará a ordenação, de acordo com os seguintes critérios, sucessivamente os beneficiários:

O Ministério da Cidadania fará a revisão cadastral e de elegibilidade bimestralmente. Assim, mesmo que a família tenha sido aprovada para um pagamento do benefício, ainda poderá ser bloqueado, suspenso ou cancelado caso haja inconsistência nos dados ou a família deixe de se enquadrar nas regras do programa. O beneficiário terá o prazo de 120 dias para fazer o saque do benefício, a partir da data em que o valor for disponibilizado na conta.

Publicidade

Calendário do Vale Gás 2022

As datas de pagamento do vale gás nacional em 2022 já foram divulgadas. O depósito do benefício será realizado juntamente com o pagamento do Auxílio Brasil, de acordo com o mesmo calendário.

Consulta

Para saber se foram considerados elegíveis ao auxílio gás os beneficiários do Auxílio Brasil podem fazer a consulta do vale gás pelo CPF via aplicativo do programa social lançado pela Caixa.

Anúncio

No mês de junho, a nova parcela do vale gás será depositada entre os dias 17 e 30/06, com liberação dos valores seguindo a ordem do dígito final do NIS, assim como no pagamento do benefício social.

Confira abaixo todas as datas de depósito em 2022:

Calendário do Auxílio Gás em 2022

Anúncio
Sair da versão mobile