Auxílio Brasil 2022: quem teve o Bolsa Família cancelado pode receber?

Recentemente, o Governo Federal anunciou a inclusão de 2,7 milhões de famílias no novo programa Auxílio Brasil. Esse número é ainda maior do que apontavam as previsões mais otimistas em relação ao novo benefício que substituiu o Bolsa Família.

De acordo com o Ministério da Cidadania, um número de aproximadamente 17 milhões de brasileiros vão receber o valor do Auxílio Brasil já neste mês de janeiro de 2022. Os pagamentos devem ser iniciados no dia 18 de janeiro.

Anúncio

Algumas pessoas que ainda não fazem parte do programa estão na expectativa para então saberem se vão conseguir entrar no novo ciclo de pagamentos ou não. De acordo com alguns relatos que podem ser encontrados pelas redes sociais, um grupo em específico está bem mais preocupado a partir de agora. Este grupo são das pessoas que perderam o direito de receber o Bolsa Família, ainda no ano passado.

Como se sabe até o momento, a cada mês, o Ministério da Cidadania, em parceria com a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) faz uma verdadeira operação pente fino no programa social. Isso já vinha sendo feito com os meses finais do Bolsa Família. E agora, o Auxílio Brasil conta com a mesma dinâmica de análise dos dados.

Publicidade

Nesse sentido, há as pessoas que perderam o direito de receber o dinheiro do Bolsa Família por algum motivo. Assim sendo, essas pessoas acabaram passando por uma espécie de bloqueio. E são exatamente esses brasileiros que querem saber se eles poderão voltar para os pagamentos do benefício, que agora atende pelo nome de Auxílio Brasil.

Quem saiu do Bolsa Família pode voltar para o Auxílio Brasil?

De acordo com informações de membros que integram o próprio Ministério da Cidadania, o retorno destas pessoas para a lista de beneficiários não é impossível de acontecer. Afinal, o cidadão que sai do programa hoje pode acabar voltando depois, em um outro momento, quando voltar a cumprir os requisitos ou for constatado algum equívoco. Não há problema algum quanto a isso. Porém, ao mesmo tempo, é preciso prestar a devida atenção ao motivo que interrompeu os pagamentos do beneficiário.

Anúncio

É muito importante prestar atenção quando isso acontece, especialmente para que o próprio cidadão consiga resolver as pendências que foram identificadas e que ocasionaram em uma interrupção dos pagamentos. Isto por que se o problema, por menor que seja, o tirou da lista do Bolsa Família, isso significa que ele também pode tirar o direito de recebimento do Auxílio Brasil a qualquer momento, desde que irregularidades sejam identificadas pelo sistema. Dessa forma, de nada adianta tentar entrar em um novo projeto, se o beneficiário não se ocupou em resolver a pendência pela qual foi alertado anteriormente.

Sair da versão mobile