Auxílio Brasil 2022: consulte pelo CPF o valor de janeiro

O Ministério da Cidadania já liberou a consulta para que se possa saber quem vai receber o Auxílio Brasil no mês de janeiro de 2022. Inclusive, neste mês, a lista de beneficiados chegou a 17 milhões. Desde que o Governo Federal anunciou o calendário de pagamentos do novo programa, milhares de brasileiros já começaram a procurar as unidades do CRAS (Centros de Assistência Social) em diversas cidades para verificar se eles estão presentes na lista de aprovados do Auxílio Brasil.

Para acelerar o processo, o Governo Federal lançou um aplicativo específico para o Auxílio Brasil. Dentro do aplicativo, há um espaço específico onde por meio do número do CPF, o beneficiário pode consultar se vai receber os valores ou não.

Anúncio

O download do aplicativo do Auxílio Brasil está disponível para ser feito nos aparelhos celulares de sistema operacional Android, e também para os smartphones cujo sistema operacional é o iOS.

Uma outra forma que o cidadão pode seguir para verificar se vai ter direito a receber o benefício é fazer uma ligação para a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania por meio do número 121.

Publicidade

Na Internet, a consulta do benefício do Auxílio Brasil tem sido feita especialmente pelos brasileiros que receberam os valores mensais do Auxílio Emergencial entre os meses de abril e outubro de 2021. A partir de então, com o recente fim do programa emergencial, os beneficiários tem o interesse em saber se perderam a ajuda do governo após o encerramento dos pagamentos do auxílio.

Auxílio Brasil 2022

Sobre o novo programa Auxílio Brasil, o Governo Federal informou que não vai ser preciso fazer um novo cadastro para receber o novo benefício neste ano. No primeiro mês do programa, um total de 14,5 milhões de famílias já foram beneficiadas. Estas famílias são aquelas que já faziam parte do programa anterior, o Bolsa Família.

Anúncio

De acordo com o comunicado oficial que foi divulgado pelo Governo, a situação é seguinte: “Serão migradas as famílias do Bolsa Família que estavam na folha de pagamentos do programa social de outubro de 2021, com exceção daquelas em que foi verificado, em qualquer momento do mês de outubro, o descumprimento das regras de gestão de benefícios do Programa Bolsa Família“.

Portanto, se essa situação de irregularidade no cadastro tiver sido identificada pelos órgãos de fiscalização do Governo Federal, isso significa que, muito provavelmente, a família não foi incluída para receber o novo benefício do Auxílio Brasil.

Publicidade

Atualização de Dados no CadÚnico

O Ministério da Cidadania também comunicou que não há a necessidade de fazer uma atualização do Cadastro Único para que se tenha o direito de receber os valores do Auxílio Brasil no ano de 2022. Nesse sentido, o ministério forneceu a seguinte informação: “Somente é preciso atualizar o cadastro se o mesmo estiver desatualizado. Caso o cadastro esteja atualizado há menos de 2 anos e não tenha ocorrido nenhuma mudança de endereço, de renda ou de outras informações do grupo familiar, não é necessário realizar uma nova atualização”.

Para ter conhecimento se o cadastro está devidamente atualizado na base de dados do CadÚnico, o beneficiário pode fazer a consulta por meio de ligação telefônica. O número de atendimento por telefone em que esta consulta pode ser feita é o seguinte: 0800 707 2003. A ligação é gratuita. E o atendimento funciona a partir das 7 horas da manhã até às 19 horas da noite. O atendimento é de segunda a sexta-feira neste horário indicado. Aos finais de semana e aos feriados, das 10h às 16h.

Anúncio

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é feito e coordenado pelas prefeituras das cidades. Nesse sentido, são as prefeituras que fazem a análise dos cadastros dos beneficiários e inserem as famílias nos bancos de dados que fazem parte do sistema do Governo Federal. E então, quem fica com a responsabilidade de operar o Cadastro Único é a Caixa Econômica Federal (CEF). É a Caixa, portanto, que faz o repasse dos valores.

Sair da versão mobile